Titula Parauapebas: moradores do Liberdade I recebem orientação sobre nova fase do cadastro social

publicado: 02/12/2021 13h42

Equipes da Prefeitura receberam treinamento para realização de plantões para a coleta de documentos que inicia dia 7/12.

Moradores dos setores dois e três do bairro Liberdade I receberam orientação sobre o cadastro social do Projeto Titula Parauapebas na terça-feira, 30, em reunião realizada na quadra de esportes da escola Jean Piaget.

A apresentação do cronograma de cadastramento foi feita pela advogada Claudia Macedo Pinotti, que é consultora técnica da Urbe Amazônia, empresa responsável pelo levantamento técnico habitacional do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Moradora do bairro há 15 anos, Creuzimar Leliard, saiu da reunião bastante animada, “bem proveitosa, tirou as dúvidas, como, por exemplo, se a gente tinha que pagar ou não a documentação. Não precisa, vai ser grátis! E com essa reunião a gente vai ficar atenta em casa, esperando o pessoal para não perder a entrega de documentos”.

O cadastro social dos respectivos setores teve início no dia seguinte à reunião com a comunidade, na quarta-feira, 1º/12. O objetivo é identificar e catalogar o perfil dos moradores e dos imóveis, além de orientar sobre toda a documentação necessária para a regularização e, posteriormente, titulação definitiva dos imóveis.

Coleta documental inicia dia 7/12

O cadastramento em coleta documental será realizado pela equipe multidisciplinar do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), juntamente com técnicos da prefeitura, em uma ação de plantão prevista para começar na próxima terça-feira, 7.

Os plantões para a coleta documental também ocorrerão na quadra de esportes da escola Jean Piaget, entre os dias 07 e 10, no horário das 17h às 20h.

Capacitação da equipe

Para atuarem nessa etapa da coleta documental, os servidores foram treinados durante uma semana pelo consultor jurídico, Rafael Calvinho, da Urbe Amazônia. Mais de 20 técnicos de setores do Prosap participaram do curso, que foi realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

“A importância da equipe participar desse momento é de perceber a necessidade de ser uma equipe integrada, principalmente nos aspectos práticos e nas dificuldades que existem na hora de fazer o atendimento ao público ou a definição de soluções referentes não só à execução, mas à conclusão também”, explicou o consultor.

Para Sirley Costa, que atuará como cadastrador social nas ações da Reurb, o treinamento foi bastante proveitoso, “é um processo novo tanto pra gente quanto para o município, e esse curso serviu pra ver como realmente funciona o processo, tanto de visitas, quanto de documentações. Foi um pouco corrido porque é muito assunto, mas depois dessa capacitação a gente vai conseguir sim fazer um bom trabalho”.

Segunda chamada para cadastro físico de imóveis

A área do bairro Liberdade I a ser regularizada foi dividida em setores para facilitar o processo, dada a grande quantidade de imóveis. A equipe técnica de topografia do Prosap já realizou o cadastro físico nos quatro setores da primeira etapa, com ações de medição e catalogação dos imóveis.

No entanto, esta fase ainda não foi concluída porque muitos imóveis estavam fechados. Por isso, esses moradores terão uma nova oportunidade de obterem o cadastro físico entrando em contato pelo WhatsApp, no número (94) 98151-6034, para agendar horário de visita da equipe técnica.

Texto: Fabiane Barbosa

Foto: Anderson Souza