
A Secretaria Municipal de Obras tem por finalidade:
I – promover a elaboração do Plano de Trabalho Anual da Secretaria e a avaliação dos resultados alcançados no ano anterior;
II – executar as atividades concernentes à construção, à manutenção e à conservação de obras públicas e instalações em geral;
III – promover a construção, pavimentação e conservação de estradas vicinais, bueiros, acostamentos, vias urbanas e logradouros, bem como das respectivas redes de drenagem pluvial;
IV – executar as atividades de saneamento básico a cargo do Município;
V – verificar, em articulação com o Secretário Especial de Coordenação e Integração, a viabilidade técnica do projeto ou obra a ser executado, sua conveniência e utilidade para o interesse público, indicando os prazos para o início e a conclusão de cada empreendimento;
VI – acompanhar as licitações de obras públicas;
VII – elaborar projetos de obras públicas municipais e os respectivos orçamentos, bem como a programação e o controle de sua execução;
VIII – acompanhar, controlar e fiscalizar as obras públicas contratadas a terceiros pela Prefeitura;
IX – executar e controlar os trabalhos topográficos para obras e serviços a cargo da Prefeitura;
X – promover a execução dos serviços de terraplenagem;
XI – coordenar as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Análise do Solo;
XII – promover a manutenção e atualização permanente do arquivo de projetos de prédios públicos e obras públicas;
XIII – promover a manutenção e conservação do mobiliário urbano;
XIV – conservar, manter e administrar a frota de veículos pesados e máquinas da Prefeitura, bem como responsabilizar-se por sua guarda, distribuição e controle de utilização de combustível e de lubrificantes;
XV – apoiar a Secretaria Municipal de Administração nas atividades relativas a conservação de móveis e imóveis;
XVI – desempenhar outras atividades afins.
Por meio de Plebiscito, realizado em 24 de abril de 1988, definiu-se a emancipação de Parauapebas em relação ao município de Marabá.
Em 19 de maio de 1988, a Lei Nº 5.443, deu a Parauapebas a condição de Município. Em novembro do mesmo ano, houve eleições para escolhas do Prefeito e dos Vereadores.
Através da Lei Nº 015 de 14 de junho de 1989, que dispõe sobre a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Parauapebas, foi criada a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
A Secretaria era composta por 04 (quatro) unidades – Serviço de Obras Públicas, Serviço de Fiscalização Urbanística, Serviço de Limpeza Publica e Serviço de Oficina e Transportes. Nesse período, a cidade era composta por quatro bairros: Rio Verde, Cidade Nova, União e Primavera.
Posteriormente foi promulgada a Lei Nº 386, de 25 de outubro de 1991, quando foram realizadas algumas mudanças na estrutura administrativa. Na SEMOB foram acrescentadas algumas atribuições como a responsabilidade pela execução de trabalhos topográficos necessários às obras e serviços e a administração dos serviços de trânsito e iluminação pública.
A estrutura administrativa manteve-se como no governo anterior, sem nenhuma alteração.
A cidade crescia já de forma desordenada e sem qualquer controle por parte dos órgãos públicos. Foram ocupadas encostas de morros e margens de cursos de água. A infra-estrutura urbana não conseguia acompanhar o crescimento da cidade.
Houve sucessivas mudanças envolvendo o Departamento de Fiscalização, que em 1999 voltou para SEMOB.
A cidade continuava a crescer sem o mínimo de planejamento urbanístico e sem nenhum instrumento legal que a ordenasse.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Ambientais foi instituída pela Lei Nº 4.213 de 29 de junho de 2001 e cujas competências são os serviços urbanos, compreendendo a execução de serviços, controle e monitoramento de posturas, do uso do solo, entre outras atividades como o controle ambiental.
A cidade já contava com mais de 70 mil habitantes e uma ocupação desordenada, com diversos focos de invasão em áreas de preservação permanente e de risco.
Em 2006, o Urbanismo passou a ter gestão unificada à Secretaria de Obras e passou a ter a denominação de Departamento de Serviços Urbanos. O Secretario de Obras passou então a acumular o cargo de Secretario Interino de Serviços Urbanos.
Em 2007 foi criada uma equipe composta de 02 (dois) advogados para compor Assessoria Jurídica da SEMOB, de forma a agilizar os processos de desapropriação e assessorar o secretário em suas decisões.
A comunicação interna, que antes era feita de forma precária por meio de rádios, passou a ser realizada por meio de telefonia móvel.
No mês de dezembro de 2007, a Secretaria de Obras, que sempre funcionou em imóveis alugados, inaugurou sua sede própria. No prédio instalaram-se ainda o Urbanismo, a SAAEP, a SEDEN (Secretaria de Desenvolvimento) e a Defesa Civil, setores que também funcionavam em imóveis alugados. Nesse período foram realizadas diversas obras e iniciadas diversas obras que impactaram profundamente a rotina da cidade.
Em 2009, a Secretaria de Urbanismo, até então administrada interinamente pelo Secretário de Obras, volta à condição de Secretaria. O Departamento Jurídico, com um Advogado, fica lotado na mesma.
Em 2009, foi aprovada na Câmara a criação da Autarquia SAAEP, cuja implementação deverá ocorrer durante o ano de 2010 e 2011.
Foram criados vários grupos de trabalho, dentro do governo municipal, sendo que a SEMOB faz parte da maioria destes grupos. Podemos destacar Grupo de Trabalho da Habitação, Grupo de Trabalho da regularização fundiária e do aterro sanitário.
A Secretaria de Obras tem como finalidades descritas na Lei Municipal Nº 4.213/01:
I Promover a elaboração do Plano de Trabalho Anual da Secretaria e a avaliação dos resultados alcançados no ano anterior;
II Executar as atividades concernentes à construção, a manutenção e a conservação de obras publicas e instalações em geral;
IV Promover a construção, pavimentação e conservação de estradas vicinais, bueiros, acostamentos, vias urbanas e logradouros, bem como das respectivas redes de drenagem pluvial;
V Executar as atividades de saneamento básico a cargo do município;
VI Verificar, em articulação com o secretario especial de coordenação e integração, a viabilidade técnica do projeto ou obra a ser executada, sua conveniência e utilidade para o interesse público, indicando os prazos, o inicio e a conclusão de cada empreendimento;
VII Acompanhar as licitações de obras públicas;
VIII Elaborar projetos de obras públicas municipais e os respectivos orçamentos, bem como a programação e o controle de sua execução;
IX Acompanhar, controlar e fiscalizar as obras públicas contratadas a terceiros pela prefeitura;
X Executar e controlar os trabalhos topográficos para obras e serviços a cargo da prefeitura;
XI Promover a execução dos serviços de terraplanagem;
XII Coordenar as atividades desenvolvidas pelo laboratório de análise de solo;
XIII Promover a manutenção e atualização permanente do arquivo de projetos de prédios públicos e obras públicas;
XIV Promover a manutenção e conservação do mobiliário urbano;
XV Conservar, manter e administrar a frota de veículos pesados e máquinas da prefeitura, bem como se responsabilizar por sua guarda, distribuição e controle de utilização de combustível e lubrificante;
XVI Apoiar a Secretaria Municipal de Administração nas atividades relativas à conservação de móveis e imóveis;
XVII Desempenhar outras atividades afins.
De acordo com a referida legislação, a SEMOB possui a seguinte estrutura interna:
I Núcleo de Apoio Administrativo
II Departamento de Obras Públicas
Divisão de Projetos e Obras Públicas
Divisão de Orçamento e Acompanhamento de Obras Públicas;
Laboratório de Análise de Solo.
III Departamento de Conservação e Manutenção
Divisão de Veículos, Máquinas e Equipamentos;
Divisão de Conservação de Vias, Logradouros e Prédios Municipais.
Na prática, a SEMOB funciona com a seguinte estrutura interna:
I Núcleo de Apoio Administrativo:
Administração
Almoxarifado
Transporte
Pessoal
Vigilância
II Departamento de Obras Públicas
Engenharia
Projetos
Orçamentos
Terraplanagem/Pavimentação
Obras Civis
Topografia
Apoio ao programa “Luz para Todos”.
A SEMOB é responsável pelo planejamento, projeto e fiscalização da execução das obras e serviços de infraestrutura urbana e rural, pela execução de obras e serviços de manutenção e conservação de próprios públicos e pela emissão de laudos técnicos.
O controle das obras e serviços é realizado mediante a emissão da ordem de serviços, fiscalização efetuada pelos engenheiros, técnicos e fiscais, finalizando pela aprovação ou não das medições dos serviços realizados.
Obras e serviços de infraestrutura (prédios, pontes, pavimentação de ruas e estradas, abertura de vicinais, etc.)
O Secretário e o corpo técnico da SEMOB efetuam o planejamento das obras a serem executadas de acordo com as necessidades do município, prioridades do governo e dotação orçamentária disponível. Definidos os serviços e obras prioritárias a serem executadas, a execução passa pelas seguintes fases:
Elaboração de projetos;
Elaboração de orçamento e cronograma de execução;
Emissão de pedidos de contratação;
Emissão da ordem de serviço;
Topografia/locação da obra no local;
Fiscalização da obra/aprovação das medições;
Recebimento da obra.
Execução de obras de manutenção e conservação de próprios públicos
Mediante solicitação das áreas interessadas, o setor de obras inicia o processo composto pelas seguintes fases:
Visita ao local;
Diagnóstico da situação;
Orçamento e cronograma de execução;
Aprovação do Secretário de Obras;
Ordem de compra do material;
Execução dos serviços.
Emissão de Laudos Técnicos mediante solicitação das áreas interessadas, o setor de obras inicia o processo composto pelas seguintes fases:
Visita ao local;
Diagnóstico da situação;
Execução de serviços de apoio (Topografia, medições, fotografias, etc.);
Emissão de laudo.

Projeto inovador reaproveita rejeitos de minério para recuperar estradas vicinais em Parauapebas
Parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a Vale vai transformar a vida

Prefeitura alcança marca de 21 km de asfalto em apenas cinco meses com Operação Buraco Zero
Mais de 147 mil metros quadrados de vias foram recuperados com foco na

Nota de Esclarecimento
Empresa reafirma compromisso com a assistência às famílias afetadas e esclarece medidas adotadas

Prefeitura de Parauapebas intensifica obras de recuperação de vias em diversos bairros da cidade
Intervenções avançam nos bairros Jardim Canadá e Cidade Jardim, levando melhorias estruturais e

Secretaria de Obras intensifica operação de recuperação de vicinais na zona rural de Parauapebas
Ação da prefeitura contempla diversas comunidades com reabertura de vicinais, cascalhamento e melhorias

Ponte sobre o Rio Parauapebas é liberada com mais segurança e melhorias estruturais
Após três meses de obras, a estrutura recebeu reforço, nova sinalização e limitador