Prosap entrega certificados do curso Auxiliar Administrativo na Comunidade Vale do Sol

publicado: 11/03/2022 15h25

Com carga horária de 45 horas, o curso certificou um total de 18 alunos

Com o objetivo de capacitar os moradores do reassentamento Vale do Sol e prepará-los para o mercado de trabalho, finalizou nesta sexta-feira, 11, o curso de Auxiliar Administrativo. Desenvolvido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), por meio do Trabalho Técnico Social e Ambiental (TTSA), o curso teve duração total de 40 dias e carga horária de 45 horas.

Realizado no Centro Comunitário da comunidade às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, o curso foi uma demanda apontada pelos próprios moradores e contou com a participação efetiva de 18 alunos (sendo 15 mulheres e três homens), entre 15 e 30 anos, e que, ao final, receberam o certificado de conclusão de curso.

Idealizado para melhorar a qualidade de vida da comunidade reassentada pelo programa, a capacitação possibilitou aos alunos aprendizado sobre Introdução a Administração; Noções de Gestão de Empresas; Noções de Departamento Pessoal; e Gestão Organizacional: o papel do auxiliar administrativo no ambiente empresarial, além de dinâmicas diversas.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença da subcoordenadora de Ações Sociais, Eulália Almeida, da coordenadora social do Reassentamento Vale do Sol, Camila Aragão, e da coordenadora de Educação Ambiental, Lana Nunes.

Pais e amigos dos concluintes também estiveram presentes à cerimônia de encerramento.

Oportunidade

Para a aluna Tássila Lohanna Silva de Jesus, 23 anos, mãe de um menino de dois anos e que desde os seis trabalha com os pais vendendo verduras na feira, o curso é uma oportunidade para trabalhar de carteira assinada. “Nunca trabalhei de carteira assinada e com o curso eu quero ter essa oportunidade”, frisa.

Bruno Lucas Martins Sales, 17 anos, aproveitou o curso para se capacitar pela primeira vez. “Gostei muito, principalmente das dinâmicas realizadas em sala, pois certamente vão me ajudar na hora de entrar no mercado de trabalho”, disse Bruno complementando que vai continuar fazendo outros cursos que sejam ofertados.

Mãe ainda na adolescência, Patielly Yasmim Gomes, 29 anos, e hoje com três filhos, concluiu o curso com êxito sendo, ao final, a oradora da turma.

“Hoje é um dia muito especial. Foi um desafio concluir este curso e aos que estão presentes aqui, parabéns. Acredito que cada um está agradecido por chegar até o final” destaca Patielly, visivelmente emocionada com o momento concluindo que o curso serviria para que pudessem almejar o complemento da renda familiar e também para que se sentissem parte da sociedade.

Espaço Pedagógico

Para as alunas que são mães e não têm com quem deixar seus filhos, o Prosap criou, dentro do centro comunitário o “Espaço Pedagógico”. A intenção é que elas assistam as aulas de forma mais confortável.

“O espaço foi criado com o objetivo de atender as mãezinhas, pois enquanto elas estão se capacitando as crianças participam de atividades socioeducativas com temáticas ambientais como arborização, resíduos sólidos e água”, enfatiza a coordenadora de Educação Ambiental, Lana Nunes.

Mais cursos

De acordo com o servidor do Prosap e instrutor do curso, Roran Reis, outras capacitações ainda serão ofertadas para complementar o curso de auxiliar, ainda no primeiro semestre de 2022, tais como Recursos Humanos (RH), Auxiliar em Almoxarifado e Logística e Operador de Caixa.

“O próximo curso que ofertaremos será o de empreendedorismo destinado às mulheres que já participaram da capacitação de produção de chocolate, panetone e salgados”, antecipa Ronan.

“Ações como os cursos de capacitações estão previstas no Plano de Reassentamento, que é uma diretriz do próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador das obras do Prosap na Bacia do Igarapé Ilha do coco”, ressalta Eulália Almeida.

Texto: Nara Moura (Comunicação Prosap)

Fotos: José Piedade

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP