Prosap certifica mais 24 alunos do curso de Auxiliar de Administrativo no Vale do Sol

publicado: 08/07/2022 10h23

Realizado no Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol, o curso durou 45 dias e já possui lista de espera

O Centro Comunitário Vale do Sol esteve em festa na tarde dessa quarta-feira, 06, devido à certificação dos 24 alunos concluintes do curso de Auxiliar Administrativo promovido, gratuitamente, pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Essa é a segunda turma do curso formada pelo programa e que tem por objetivo capacitar os moradores do reassentamento Vale do Sol e prepará-los para o mercado de trabalho.

Realizada pelo Trabalho Técnico Social e Ambiental (TTSA) do Prosap, a capacitação trabalhou temas como empreendedorismo, contabilidade, recursos humanos (RH), novos conceitos de administração, objetivos da administração, trabalho em equipe, ética profissional, planejamento estratégico, mercado de trabalho e empregabilidade, além de inteligência emocional ao longo dos 45 dias de curso.

Roran Reis, servidor do Prosap e instrutor do curso, fala sobre o resultado positivo. “A gente viu uma evolução muito grande dos alunos, não só relacionada aos conhecimentos da área administrativa, mas ao que a gente sempre procura trabalhar com eles que é a parte comportamental, de comunicação e de trabalho em equipe”, comemorou o instrutor informando que o índice de desistência foi muito pequeno.

As aulas do curso Auxiliar Administrativo ocorreram às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas, totalizando 45 horas de capacitação e, segundo Roran, em decorrência da considerável procura também foi estendido para as demais comunidades ao redor do Vale do Sol.

“A qualificação profissional é de fundamental importância para as pessoas. Hoje, o Prosap, por meio do Centro Comunitário do Vale do Sol, está certificando esses jovens e adolescentes. É um curso muito procurado e as pessoas gostam muito. Esperamos que eles se qualifiquem para que o mercado os absorva”, observou a subcoordenadora de Ações Sociais do programa, Eulália Almeida, complementando que as capacitações não vão parar e vários outros cursos serão ofertados.

Alunos

Aurilane Nascimento, de 28 anos, uma das concluintes e escolhida como oradora da turma disse que o curso foi um grande avanço para o bairro. “Nos incentivou a, cada vez mais, buscar conhecimento, principalmente, nós mulheres casadas, que há muito tempo não vêm trabalhando. Foi muito importante para nós aprendermos, ainda mais, sobre o que nós queremos para o futuro”.

Mãe de dois filhos, enquanto participava das aulas, Aurilane deixava o filho mais velho de 7 anos, no Espaço Pedagógico do Centro Comunitário, lugar disponibilizado para acolher os filhos das alunas que não têm com quem deixá-los. 

O curso de Auxiliar Administrativo foi o primeiro realizado pelo estudante do 2º Ano do Ensino Médio, Ruanderson Soares, de apenas 16 anos. Já se preparando para ingressar no mercado de trabalho, ele menciona o momento da capacitação que mais gostou. “Houve uma simulação de entrevista de emprego e eu gostei muito, pois assim pudemos vivenciar esse momento importante”, comentou o estudante.

Juramentista da turma, a aluna Rosilene Moreira, de 34 anos, enfatiza o sentimento de felicidade com a capacitação. “Me sinto bastante feliz. Pra mim é a realização de um sonho” diz a aluna que também faz faculdade de Administração.  “Eu vi o anúncio deste curso e fiquei muito feliz. Deixei meu nome com a moça que trabalha, aqui, e fui para casa. Passados alguns dias, eu já não esperava mais e, então ela me ligou”, contou Rosilene que é moradora do bairro Ipiranga. “O município tem muitas oportunidades”, disse emocionada ao receber o certificado.

Texto: Nara Moura

Fotos: Renato Resende