Serão 14 mil metros de rede de esgoto e quase 13 mil metros de rede de microdrenagem instalados nessa região
A Prefeitura de Parauapebas investe em serviços de instalação das redes de microdrenagem e coletoras de esgoto no Bairro Beira Rio. Executadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), as obras fazem parte da segunda etapa do programa, destinada à revitalização e à recuperação do Igarapé Ilha do Coco, com foco no saneamento básico.
Os trabalhos desta segunda etapa, realizada no trecho entre o Complexo Turístico até a Rodovia PA-275, foram iniciados pelas Ruas Perimetral Oeste e Rio Branco e, logo após, avançarão para outras ruas do Beira Rio. De acordo com o engenheiro civil do Prosap, Thiago Batista, as ruas serão fechadas gradativamente, à medida que as execuções forem ocorrendo. “Trabalhamos em parceria com o DMTT [Departamento Municipal de Trânsito e Transporte] e, ao adentrarmos as ruas mais movimentadas, sempre solicitamos o apoio direto do órgão”, informa o engenheiro.
“Nós pedimos aos moradores que não façam a ligação do seu domicílio logo após as obras de instalação da rede de coleta de esgoto, porque isso somente será possível, quando finalizarmos a construção da estação elevatória”, esclarece Thiago. A estação elevatória será construída para que os resíduos sejam transportados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Rio Verde, obra que também será realizada pelo programa de saneamento.
Além dos 14 mil metros de redes de esgoto e dos quase 13 mil metros de rede de microdrenagem, estes destinados ao escoamento adequado das águas das chuvas, esta segunda etapa prevê, ainda, a construção de um parque linear e muito mais, beneficiando os bairros Beira Rio I e II.
“Esta etapa é muito importante para a qualidade de vida da população e para o saneamento básico da cidade como um todo e, nela, a equipe social também se faz presente, agilizando todo o processo de mobilização da comunidade”, diz Anne Amorim, assistente social do Prosap.
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou reclamação, em razão das intervenções, o morador pode entrar em contato com o programa de saneamento por meio do WhatsApp: (94) 9 9973-0476.
Geração de emprego e renda
Além de melhorar os serviços de infraestrutura destinados ao saneamento básico em Parauapebas, a nova etapa de obras do Prosap, executada, diretamente, pelas empresas consorciadas C.T.C., LACA e A&L, vai gerar emprego e renda para a população. Serão mais de 100 empregos diretos somente nesta fase do Projeto Igarapé Ilha do Coco.
Resgate e afugentamento de fauna
Em todos as obras onde é necessária a limpeza e a supressão de vegetação, o programa de saneamento também realiza de forma antecipada ao início das execuções, o resgate e afugentamento de fauna, segundo o que determina a Instrução Normativa (IN) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) Nº 52 que estabelece normas e procedimentos para o plano de conservação de fauna silvestre em áreas que necessitem de prévia supressão vegetal em processos de licenciamento ambiental.
“O afugentamento, nada mais é do que a condução desses animais silvestres para o seu habitat natural, para um local seguro, onde eles não sejam atropelados e nem entrem nas residências. A maioria desses animais têm defesas e, por isso, a melhor maneira de fazer esse trabalho é com pessoas habilitadas”, afirma o analista ambiental do Prosap Júnior Silveira, complementando que o trabalho de fauna é realizado por uma equipe especializada, comandada por um biólogo e assistida por um veterinário.
Texto: Nara Moura
Fotos: Orion Lima