Prefeita de Abaetetuba visita obras do Prosap

publicado: 17/03/2022 14h51

Equipe técnica do Programa recebeu a gestora e apresentou o atual estágio das obras

Visando conhecer mais de perto as experiências do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a prefeita de Abaetetuba, Francinete Maria Rodrigues Carvalho, acompanhada do seu secretário de Finanças, Romulo Pinho Barros, esteve na sede da Unidade Executora do Projeto (UEP/Prosap) na manhã dessa quarta-feira, 16.

A gestora informou que o objetivo da visita foi “conhecer projetos exitosos e aprender um pouco mais com municípios que já têm uma experiência e já conseguiram captar recursos” na área do saneamento básico, como é o caso de Parauapebas.

Para conhecimento sobre os impactos e atual situação das obras, a prefeita assistiu a vídeos informativos que também mostram depoimentos das pessoas impactadas. “O programa é muito interessante, principalmente, a visão integrada, não apenas da obra física em si, mas sobretudo o que ela representa porque tem que se pensar na questão ambiental e, essencialmente, no cuidado com as pessoas. Isso foi o que mais marcou para nós: essa preocupação com o humano, pois a obra só tem razão de ser se ela vier para transformar a vida das pessoas para melhor”, frisou a gestora.

A prefeita de Abaetetuba, no nordeste paraense, disse que a luta da sua gestão é implantar projetos de saneamento ambiental, “pois o município é extremamente complexo. Ele tem três realidades diferentes: é urbano, ribeirinho e também rural. E como todos os municípios brasileiros, Abaetetuba tem muitos problemas com a questão de saneamento, assim temos trabalhado com recursos próprios para tentar minimizar o problema, mas como foi muito mostrado aqui [Parauapebas], a questão é ampla, inclusive a dificuldade para a captação de recursos”.

“Nós viemos para, justamente, nos espelharmos na experiência de um município que já conseguiu captar esses recursos, para aprender um pouco sobre isso”, pontuou Francinete Carvalho.

O coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho de Araújo, disse que a reunião com a prefeita serviu para “mostrar o Prosap em si, a obra, o programa, e verificar in loco o andamento do projeto; essa é a realidade que nós estamos implantando aqui em Parauapebas”. Ainda segundo Cleverland, o projeto já é referência no próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como modelo de gestão na parte ambiental e social. “Acredito que com essa divulgação que está sendo realizada, o Prosap está servindo como vitrine para os outros municípios que podem observar as nossas experiências e, replicarem futuramente em suas cidades”, observou.

Presente ao encontro, o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade, destacou a transformação que o Prosap está realizando na vida da população. “Nós vemos o programa como uma ferramenta de entusiasmo e motivação, para que as pessoas entendam que é possível e, por isso, queremos repassar essa experiência. Quando há um gestor como a prefeita Francinete que se disponibiliza em vir até aqui, ficamos muito felizes. Sabemos que o esforço que a nossa equipe de trabalho está fazendo frente ao Prosap vai refletir também em outras comunidades”, destacou o vice-prefeito ressaltando que a gestão está de portas abertas para receber outros municípios que tenham interesse em conhecer o Prosap.

Prosap

O Prosap tem como principais objetivos melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da área de intervenção. Com a conclusão de todas as obras programadas, o município terá uma cobertura de mais de 65% de coleta e tratamento de esgoto e tem a previsão de ser executado em seis anos. Assim, Parauapebas estará no rol das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, considerando toda a infraestrutura de saneamento básico a ser implantada.

Texto: Nara Moura (Comunicação Prosap)

Fotos: Anderson Souza/Órion Lima

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP