O objetivo principal do mais recente curso oferecido no Centro Comunitário Vale do Sol, em colaboração com o Instituto Vale do Sol e o projeto Costurando Prosperidade, é criar oportunidades para que as mulheres adquiram habilidades em corte e costura e, assim, possam gerar renda. A aula inaugural ocorreu no sábado, 09, e beneficiou 40 mulheres que residem no Vale do Sol.
Uma das alunas, Maria Benedita Prestes, dona de casa, expressou sua gratidão e entusiasmo, afirmando: “Este é um curso muito caro, não acessível a todos, e agora ele está aqui para nós. Estamos tão felizes que estou emocionada, porque, após 60 anos, finalmente tenho a oportunidade de fazer um curso de corte e costura.”
De acordo com Eliete Araújo, coordenadora do Centro Comunitário, as mulheres há muito tempo vinham solicitando esse curso e, graças às parcerias estabelecidas, agora é possível oferecê-lo. “Essas mulheres estão se capacitando para entrar no mercado de trabalho e também poderão economizar dinheiro ao confeccionar suas próprias roupas, peças íntimas, panos de prato e fazer reparos”, acrescenta Eliete.
As mulheres estão divididas em duas turmas. Temos boas expectativas em relação ao curso, pois sabemos que com essas habilidades, elas poderão conquistar mais, seja uma renda extra ou até mesmo uma oportunidade de emprego”, destaca Edmilde Silva, coordenadora do projeto Costurando Prosperidade.
O Centro Comunitário Vale do Sol é mantido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e faz parte da política social do programa, desempenhando um papel significativo no empoderamento e na autonomia das mulheres da comunidade. Isso se reflete na oferta de uma grande parte dos cursos e capacitações direcionados ao público feminino.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Órion Lima