Cuidado com os animais: Parauapebas vai ganhar Unidade de Vigilância em Zoonoses

publicado: 30/03/2022 09h16

A unidade localizada na estrada da VS-10 atenderá animais domésticos, assim como de médio e grande porte.

A unidade é uma grande conquista do município na área da saúde pública   e atende um dos principais anseios da comunidade protetora dos animais. A ordem de serviço, que marca o início das obras da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), foi assinada pelos gestores municipais na quarta-feira, 30.

O trabalho desenvolvido na unidade vai garantir a promoção e proteção à saúde humana, levando em consideração o bem-estar animal, tirando das ruas os que estão em situação de vulnerabilidade ou transmitindo doenças.

A médica veterinária e responsável pela UVZ, Márcia Ferro, participou de todo o processo de planejamento e explica como será o atendimento. “Além dos animais domésticos, vamos atender os médios e grandes animais, que são causadores de acidentes. Vamos fazer o controle dos pombos, animais filantrópicos e mosquitos que são transmissores das várias endemias que a gente tem no município como a dengue, a chikungunya, a leishmaniose”, reforça.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) tipo II, fica localizada na estrada VS-10, próximo à PA-160. Com mais de dois mil metros quadrados, a estrutura segue os padrões de acordo com o Manual de Normas Técnicas para Estruturas Físicas de Unidade de Vigilância de Zoonoses do Ministério da Saúde.

O vice-prefeito, João Trindade participou da solenidade e destacou a compromisso do governo com cuidado animal e a saúde pública. “Estamos felizes em proporcionar este momento tão aguardado para quem luta há anos por esse serviço. E hoje, por meio dos investimentos do governo se torna realidade. Uma obra que receberá um serviço de grande importância e vai proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, comentou o gestor.

Para quem defende a causa animal, o momento era de felicidade e gratidão. Foi assim que definiu a representante da Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente (Apama), Byancka De Lavor.

“Hoje é um dia de histórico para a causa animal. A gente acredita muito nesse projeto. Ver que as políticas públicas estão chegando, isso faz com que o nosso coração se alegre. Hoje se abre uma grande oportunidade de construir uma bela história”, ressaltou Byancka.

A construção da UVZ faz parte do Plano Municipal de Investimentos (PMI).  O secretário Especial de Governo, Keniston Braga, falou de mais esta importante obra executada no município e anunciou novidades na área da educação.

“Hoje é um dia de extrema felicidade com a assinatura da ordem de serviço dessa importante unidade que traz uma qualidade de vida para os nossos animais e por consequência pra nós seres humanos”, destacou o titular da Segov. Keniston ainda aproveitou a momento para anunciar algumas novidades.

“Recebemos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) a informação da aprovação do curso de medicina veterinária para o município. Teremos ano que vem 50 vagas ofertadas, dentro de um convênio entre a Ufra, o Governo do Estado e a Prefeitura de Parauapebas pra gente formar profissionais aqui. É uma excelente notícia para a nossa população”, finalizou Keniston Braga.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Renato Resende