Produtores Rurais de Parauapebas recebem títulos definitivos de propriedades

publicado: 27/10/2022 19h12

Na tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Parauapebas em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Instituto de Terras do Pará (Iterpa), realizou a entrega de títulos definitivos aos produtores rurais de Parauapebas.

Após meses de muito trabalho a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), trabalhando em conjunto com o Iterpa, potencializou todas as ações e procedimentos administrativos para que os produtores rurais das colônias Paulo Fonteles e Vila Sanção tivessem acesso à política pública com mais eficiência e menos burocracia. Com a titularidade, as famílias poderão agora buscar acesso a créditos sociais, além de incentivos fiscais e bancários.

Quem não escondeu a felicidade em receber o título definitivo de sua propriedade foi a Produtora Rural, Reginalva Fialho. “Eu estou muito feliz, é um momento muito especial para mim e para a minha família, vai agregar muito na minha vida porque a partir de agora eu tenho a oportunidade de ter projetos e fazer financiamento e de crescer, eu estava esperando por esse momento à muito tempo, agora estou realizada”, finaliza Reginalva Fialho.

O Secretário de Produção Rural, explica que as entregas fazem parte da Regularização Fundiária Rural, que beneficiou no dia de hoje mais 23 famílias, este foi o terceiro evento quanto à entrega dos títulos.

“É importante reforçar que a Colônia Paulo Fonteles tem em torno de 380 propriedades, e por meio desta parceria, até o presente momento chegamos ao total de 241 títulos entregues para os produtores rurais. O gestor da pasta destaca que a entrega de título, além de dá segurança ao agricultor, quanto em ter o título da sua propriedade, é também uma condição favorável para possíveis linhas de crédito, a Sempror realiza o incentivo à produção de cacau além da recuperação do passivo ambiental, ou seja, está recuperando áreas desmatada e agregando valor a sua propriedade com a comercialização e venda do cacau”, finaliza Milton Zimmer.