Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas

publicado: 09/02/2024 20h37

A 6ª edição acontece nos dias 13 e 14 de março

O mutirão de renegociação de dívidas em Parauapebas já está na sua 6ª edição e acorre nos dias 13 e 14 de março na Câmara de Vereadores.

Como todos os anos o Procon promove e aos consumidores a oportunidade de renegociar suas dívidas com condições especiais, facilitando o pagamento e buscando soluções para a quitação dos débitos. Através desses mutirões, o Procon busca promover a educação financeira e a regularização da situação dos consumidores inadimplentes. Com essa iniciativa o órgão oferece a oportunidade para ajudar as pessoas a organizarem suas finanças e recuperarem o crédito.

Conforme a Coordenadora do Procon, Evellyn Moutinho, a renegociação da dívida realizada pelo órgão de defesa do consumidor reúne as principais empresas demandadas no Procon e algumas empresas locais.

“Nos dias 13 e 14 de março a população pode buscar atendimento e buscar negociar aquelas dívidas que já são antigas, vencidas de que realmente tira o sono das pessoas,”. Afirma, Moutinho.

O evento dá oportunidade para os moradores de Parauapebas e região planejar a liquidação   de suas dívidas de maneira que caiba no seu orçamento financeiro e garantindo alguns descontos para a quitação do débito.

Por outro lado, a economia fica aquecida e o mercado de crédito passa a ter um histórico positivo.

Outro fator importante que o consumidor precisa ficar atento é no controle dos ganhos, por meio da educação financeira.

A educação financeira é fundamental para que as pessoas possam compreender melhor as questões relacionadas ao dinheiro, ao crédito e às dívidas.

O Procon tem buscado contribuir com a população por meio de palestras nas escolas, nas universidades, folder, encartes e orientações sobre a educação financeira, ensinando como controlar melhor as finanças.” É possível buscar orientações e ficar atento às finanças antes que o seu orçamento esteja muito comprometido”. Afirma, Moutinho, Coordenadora do Procon.

Marilene Barroso dá dicas importantes de como evitar gastos desnecessários. “É uma pergunta que eu sempre me faço. Posso esperar um pouco mais para comprar isso, ou não? Eu realmente preciso disso? Não gastar mais do que ganha, e você anotar tudo que compra, assim podemos evitar o endividamento” Falou Barroso, auxiliar administrativo do Procon.

Texto: Ana Freitas

Fotos: Chico Souza