Execução dos trabalhos foi autorizada com a Ordem de Serviço assinada pelo governo municipal no domingo, 20.
A obra de infraestrutura executada na região de Três Voltas abrange 12 quilômetros de pavimentação asfáltica no trecho que liga a vila Palmares II a Três Voltas e construção de nove pontes de concreto em diversos pontos da zona rural de Parauapebas. Tudo é motivo de comemoração para os moradores das comunidades que residem próximo à estrada que será pavimentada.
A assinatura da Ordem de Serviço para a execução dos trabalhos foi assinada pelo governo municipal em solenidade que o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito João do Verdurão, secretários municipais e vereadores bem como moradores e lideranças da comunidade estiveram presentes.
Morador da localidade há 17 anos, Baiano do Rio Novo, como é conhecido, conta da satisfação por saber que a luta valeu a pena e o dia tão esperado por todos chegou. “Hoje é um dia de muita alegria, essa obra será uma bênção para todos nós. Uma estrada com dignidade é tudo de bom e nós precisávamos. Estou muito feliz. Eu esperava há 17 anos por essa conquista e esse sonho hoje foi realizado”, declarou o morador.
Quem também expressou sua felicidade foi Assis das Três Voltas, morador antigo da área. “No inverno era um transtorno muito grande para escoação da produção, para o tráfego nas nossas vias, e com esse asfaltamento vai ser muito bom pra nós. É uma coisa que a gente não consegue nem descrever a melhoria que isso vai trazer para nossas vidas”, comentou Assis.
Acessibilidade e turismo
Essa é mais uma obra de infraestrutura que faz parte do Programa Municipal de Investimento (PMI) da Secretaria Especial de Governo (Segov). Keniston Braga, titular da pasta, esteve no evento e falou desse momento importante para o desenvolvimento de Parauapebas.
“É um dia de muita felicidade. Esse povo por muito tempo esperou por esse asfalto. O asfalto na zona rural dá acesso à educação, acesso à saúde, o escoamento da produção. Então, ver uma estrada tão importante como essa hoje virando realidade, a gente se sente muito feliz. E ainda temos nove pontes que vão atender várias comunidades rurais”, destacou o secretário.
A pavimentação asfáltica nas estradas da zona rural é um dos pilares do desenvolvimento do município também na área turística que vem sendo trabalhada pela gestão e para isso é preciso envolver a todos.
“Essa é mais uma das obras que nós estamos construindo para deixar a agricultura mais desenvolvida e preparada pra poder receber gente em todos lugares. Nós queremos, e é fundamenta incluir os agricultores nesse grande projeto do desenvolvimento e do turismo do nosso município”, ressaltou o prefeito Darci Lermen.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Renato Resende/Kelson Araújo