Com 10 meses de obra, UBS vai beneficiar moradores dos bairros Vale do Sol, Ipê, Tropical e Ipiranga. Execução é realizada pelo Prosap
Quatro consultórios odontológicos, quatro consultórios multiprofissionais, salas de vacinação e inalação, espaço para farmácia, consultório para acolhimento de pessoas com deficiência (PCD), banheiro adaptado, unidade acessível, estacionamento interno com 20/25 vagas, quatro equipes de saúde para atendimento à comunidade e muito mais. Essa é a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) em construção no bairro Tropical pela prefeitura, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
Com mais de 1.100 metros quadrados de área construída, a estrutura vai beneficiar os moradores dos bairros Vale do Sol, Ipê, Tropical e Ipiranga. Para a dona de casa, Francilene de Oliveira Santos, mãe de quatro crianças, duas delas autistas, a nova UBS é aguardada pela comunidade, sobretudo, para quem reside no Vale do Sol. “Essa obra é maravilhosa, chegou em uma boa hora. Com essa nova unidade vai suprir cada vez mais a nossa necessidade”, espera.
E falta pouco para a obra ser concluída, visto que o cronograma de execuções já alcança 80%. “Estamos com 10 meses de obra; logo mais iniciaremos as tratativas para passarmos as instalações e a gestão da unidade para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)”, destaca o engenheiro Civil do Prosap, Thiago Batista, acrescentando que a UBS é a primeira do município a oferecer estacionamento interno.
“Dentro dos limites da nossa UBS, nós temos vagas para ambulâncias e estacionamento para os usuários, tanto na parte externa, como principalmente na parte interna, onde está sendo construído um estacionamento com 20/25 vagas para motos e carros”, explica o engenheiro.
Do tipo 4, a UBS terá capacidade para atender até 16 mil pessoas residentes nos bairros citados. A unidade contará com espaços modernos e equipamentos de qualidade para oferecer serviços de saúde essenciais à comunidade. A construção é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que atua como agente financiador do Prosap no Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Ilha do Coco.
Texto: Jéssica Borges
Fotos: Orion Lima