Com o objetivo de alcançar moradores do Complexo Tropical que não foram encontrados em suas residências durante a semana, a equipe de engenharia do Titula Parauapebas realizará mutirão de atendimento neste sábado, 02. Ao longo do dia, serão feitas visitas domiciliares para medição de imóveis, etapa necessária para a regularização fundiária.
“Nossa equipe se mobiliza e faz o esforço necessário para ter o maior número de moradores aderindo ao programa. Faremos o mutirão neste fim de semana com a equipe de engenharia e na próxima terça-feira, 5, com a equipe Social para cadastro socioeconômico das famílias”, informa Bruna Aguiar, coordenadora do Titula Parauapebas.
Para os moradores do bairro, como Leia Leite, dona de casa, essa metodologia de trabalho do Titula facilita muito para o morador. “Eu estou achando bom demais porque não preciso sair de casa e gastar com moto táxi, Uber. O pessoal da equipe vem até a nossa casa e passa todas as orientações “, destacou Leia.
Até então, 1.266 imóveis foram visitados pela equipe de engenharia, dos quais foram efetivados 915 cadastros técnicos. Desse total, 351 imóveis foram encontrados fechados e a meta é a equipe retornar a estes endereços durante o mutirão.
Etapas de trabalho do Titula Parauapebas
As etapas de trabalho do Titula Parauapebas são as seguintes:
- Reunião de lançamento e apresentação para a comunidade;
- Cadastro físico de imóveis;
- Cadastro social das famílias;
- Coleta documental e plantão jurídico para orientações à comunidade;
- Montagem dos processos e tramitação interna, com aprovação do projeto urbanístico junto ao Núcleo de Gerenciamento de Regularização Fundiária Urbana (NGRU);
- Registro em cartório;
- Emissão das certidões registradas de propriedade de imóveis.
O desenvolvimento do Titula Parauapebas no Complexo Tropical foi divido em 03 fases. A comunidade que reside na área da primeira fase participou das reuniões realizadas nos dias 08, 09 e 10 de agosto e já estão na fase de cadastro físico dos imóveis e cadastro social das famílias. A coleta documental está programada para a última semana de setembro.
Atendimento à população
Os moradores que não receberam a visita das equipes técnicas podem entrar em contato pelo número de WhatsApp (94) 98151-6034, que é exclusivo para o atendimento do Titula Parauapebas. Dúvidas são esclarecidas e orientações jurídicas repassadas aos moradores que precisarem, basta acionar pelo número citado ou comparecer ao Escritório de Gestão Socioambiental (ELO), do Prosap, localizado na rua Rio Dourado, S/N, bairro Beira Rio I.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Pedro Almeida / Orion Lima