Titula Parauapebas é apresentado para comunidade do Assentamento Carajás

publicado: 17/10/2023 08h51

Comunidade é a terceira área periurbana a receber a equipe do Titula Parauapebas para a execução do projeto Reurb Chácaras, que é inovador no Pará e beneficia famílias que trabalham com a agricultura familiar

Dando sequência ao processo de implantação de regularização fundiária em áreas periurbanas do município de Parauapebas, foi realizada reunião informativa com a comunidade do Assentamento Carajás no sábado, 14. Os 131 moradores da região que compareceram ao evento foram orientados sobre quais serão as etapas de trabalho e suas responsabilidades no processo.

A ação é realizada pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), o Titula Parauapebs, por meio do projeto Reurb Chácaras, que é inovador no Pará por contemplar áreas rurais com famílias que são produtoras agrícolas e trabalham com agricultura familiar.

Importante destacar que a criação do Titula Parauapebas foi impulsionada pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), com o objetivo de promover a regularização fundiária no município.

“A regularização fundiária é um processo longo e vai muito além de entregar os documentos aos moradores. É preciso também a participação da comunidade recebendo nossas equipes durante a medição da área e também no repasse de informações para o relatório socioeconômico produtivo”, destacou Eulália Almeida, subcoordenadora de ações sociais do Prosap.

De acordo com Bruna Aguiar, engenheira civil e coordenadora do Titula Parauapebas, o serviço de topografia de cada imóvel na área do Assentamento Carajás deve iniciar a partir do dia 16/10. Essa é a etapa do cadastro físico, que é precedida do cadastro produtivo que será realizado pela equipe social do programa.

O Assentamento Carajás foi o terceiro a receber reunião informativa, as duas primeiras reuniões foram realizadas com as com as comunidades dos Assentamentos União e Alegria. A mobilização dos moradores contou com a colaboração da Associação de Moradores do Assentamento Carajás e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fetraf-Pará).

Texto/Fotos: Karine Gomes