Técnicos da Prefeitura de Parauapebas participam do Dia das Operações 2025 do BID

publicado: 05/08/2025 10h46

O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de julho em Brasília e contou com a participação de técnicos de diversos projetos financiados pelo banco.

Técnicos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) participaram do Dia das Operações 2025 promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com o lema “Gestão para Resultados – Ferramentas para Transformar Projetos em Impacto”, o evento, realizado anualmente, tem o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências, refletir sobre os principais desafios enfrentados na implementação dos projetos financiados e identificar soluções transversais e inovadoras.

Representaram o programa de saneamento de Parauapebas o coordenador da Unidade Executora do Prosap (UEP), Thiago Batista, o fiscal de obras do programa, Daniel Magalhães, a subcoordenadora de Ações Sociais, Eulalia Almeida, e a subcoordenadora de Ações Ambientais, Alessandra Martins.

“O Dia de Operações 2025 foi enriquecedor para a nossa equipe, já que nos proporcionou a troca de experiências com os mais diversos projetos também financiados pelo BID em outras cidades do país. Trouxemos na bagagem aprendizados que vão dar ainda mais qualidade para as nossas obras e execuções”, ressaltou o coordenador Thiago Batista.

Para Alessandra Martins, o momento foi muito gratificante. “Tivemos a rica oportunidade de trocar experiências com outros municípios, conhecer diferentes realidades e compartilhar boas práticas, uma chance valiosa de aprendizado que fortalece nossas capacidades técnicas e amplia a nossa visão sobre os desafios e soluções da gestão pública”, disse.

Eulalia Almeida destacou a relevância do encontro para a troca de conhecimentos compartilhados. “Dentre os vários temas abordados durante o evento, destaco a troca de conhecimentos com foco nas melhores práticas, que foi uma espécie de intercâmbio entre as unidades executoras de diferentes projetos desenvolvidos pelo Brasil afora. Discutiu-se muito como identificar produtos críticos, alinhar indicadores, metas, gestão de mecanismo de queixas e reclamações e, ainda, avaliar os riscos durante todo o processo do projeto”, avaliou a subcoordenadora.

Texto: Nara Moura

Fotos: arquivo Prosap

Assessoria de Comunicação/PMP 2025