Servidores da prefeitura de Parauapebas têm artigo publicado em importante coletânea da área ambiental 

publicado: 28/05/2025 11h53

O estudo compartilhou experiências e práticas de educação ambiental implementadas pelo Prosap no Complexo Turístico Bel Mesquita e no Parque dos Ipês

Com o título: “A importância da Educação Ambiental Informal no aperfeiçoamento da gestão de Parques e Unidades de Conservação na Amazônia: estudo de caso no Parque dos Ipês e Complexo Turístico de Parauapebas”, o artigo dos servidores do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) foi publicado como capítulo da coletânea “Research into Challenges and Solutions for Biodiversity” (Pesquisa sobre Desafios e Soluções para a Biodiversidade) lançada como E-book intitulado “Science and Technology in Environment Preservation” (Ciência e Tecnologia na Preservação do Meio Ambiente) pela a Editora Studies Publicações.

A editora possui papel significativo na área ambiental, pois promove e dissemina pesquisas científicas que abordam questões ecológicas, sustentabilidade e educação ambiental.

“Sentimos uma enorme satisfação e orgulho, pois esse reconhecimento valida os esforços que desenvolvemos no município em prol da preservação ambiental e da gestão eficiente dos nossos parques e unidades de conservação. Mais do que um resultado técnico, é uma demonstração de que a educação ambiental tem um papel fundamental na transformação da sociedade e na promoção de uma cultura voltada à sustentabilidade, especialmente na Amazônia, onde os desafios e as responsabilidades são ainda maiores”, disse Lana Nunes, coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do programa de saneamento que é graduada em geologia e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para Zanandréa Nascimento, supervisora do Setor de Licenciamento e Monitoramento do Prosap, “o trabalho profissional, competente e de qualidade realizado pela equipe ambiental na gestão dos parques urbanos, em Parauapebas, gerou um artigo científico bem elaborado e de grande relevância para a comunidade científica mais ligada às questões de Educação Ambiental”. Segundo Zana, engenheira agrônoma e mestra em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Prosap é um celeiro de experiências diversas que podem ser aproveitadas na forma de artigos científicos, “prova disso, é que o programa já foi reconhecido e premiado por instituições como a Fundação Ulisses Guimarães e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo”, concluiu.

Alessandra Martins, subcoordenadora de Ações Ambientais do Prosap, analisou que o artigo elaborado pela equipe ambiental representa muito mais do que um estudo científico. “Ele carrega o esforço coletivo, a vivência em campo, o compromisso com a preservação ambiental e a crença profunda de que a educação ambiental é uma ferramenta poderosa de transformação”, comentou a subcoordenadora que é tecnóloga em Controle Ambiental e especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal em Recursos Hídricos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), complementando que deseja ver a publicação inspirar novas iniciativas, fortalecer políticas públicas e abrir ainda mais espaço para a educação ambiental como instrumento de gestão participativa e consciente.

Além das servidoras já mencionadas, também contribuiu com o artigo Arlete Silva, tecnóloga em Controle Ambiental e Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal em Recursos Hídricos Instituição pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

“É uma satisfação e gratidão como servidora. No entanto, mesmo com a sensação de dever cumprindo, ainda temos muito que lutar na busca de um meio ambiente equilibrado para todos”, reflete Arlete.

Apesar de não fazerem mais parte da equipe ambiental do programa de saneamento, a publicação científica contou, ainda, com a colaboração, Rafael Mergulhão, graduado em engenharia ambiental pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Clívia Pina, licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Publicação

Ainda em dezembro de 2024, o artigo da equipe ambiental do Prosap foi publicado na revista científica Caderno Pedagógico , periódico que também pertence à Editora Studies.

O artigo acabou se destacando por ter tido um considerável número de acessos e downloads e um alto impacto no meio acadêmico. Com isso, a equipe foi convidada a publicar o artigo como um capítulo da coletânea “Research into Challenges and Solutions for Biodiversity”(Pesquisa sobre Desafios e Soluções para a Biodiversidade) e lançada como E-book pela Studies .

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza e Renato Resende

Assessoria de Comunicação/PMP 2025