Segunda Etapa Titula Parauapebas: Prosap finaliza coleta documental de moradores do bairro Liberdade 1

publicado: 18/10/2022 14h38

Durante três dias, 271 famílias compareceram à quadra poliesportiva da Escola Municipal Eduardo Angelim para entregar a documentação necessária

Encerrando a etapa de coleta documental dos moradores do bairro Liberdade 1 no último final de semana, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), dará início a análise processual de cada morador que sonha com o título do seu imóvel. Durante três dias: quinta-feira, 13, sexta-feira, 14 e sábado, 15, 271 famílias compareceram à Escola Municipal Eduardo Angelim para entregar a documentação solicitada pela equipe técnica.

A ação faz parte da Segunda Etapa do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) – Projeto Titula Parauapebas no bairro e tem a previsão de regulamentar cerca de 960 imóveis na região. Em 2022, o Titula Parauapebas já emitiu 413 títulos de propriedades aos moradores do Liberdade 1, ainda como parte da primeira etapa do projeto.

Morador do bairro Liberdade 1 desde o ano 1993, José Expedito Ramos, de 83 anos, contou que, nessa época, comprou o seu terreno com apenas R$ 600 reais. “Comprei um terreno e edifiquei uma casa. Acho maravilho esse projeto e a felicidade maior será da esposa porque a casa está no nome dela.  Para mim, aqui [Parauapebas] é o melhor lugar do Brasil, honestamente falando. O meu título será mais um benefício”, comemorou de forma antecipada o morador.

Mãe de quatro filhos, Maria Ocineide Martini, de 43 anos, reside no Liberdade 1 há 15 anos, e tratou logo de entregar a documentação solicitada. “Fiz questão de trazer todos os documentos que me pediram, porque essa é uma oportunidade única para regularizar a minha casa. Vou ter o verdadeiro sentimento de posse literalmente”, disse.

“A partir de agora, daremos início à análise processual de cada morador que nos entregou a documentação. Nela, o processo passará por diversas equipes: social, engenharia, urbanística e jurídica que farão seus respectivos pareceres. Logo após, o processo segue para a homologação da Procuradoria Geral do Município (PGM) e depois para análise final no cartório de imóveis da cidade” explicou a assistente social do Prosap e mobilizadora comunitária da Reurb, Vanessa Ineth Silva.

Texto: Nara Moura – Prosap

Foto: Fabiane Barbosa – Prosap