Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) levou especialista em saneamento básico para um bate-papo interativo com alunos do 7º ao 9º Ano
Visando envolver e sensibilizar o público mais jovem com o tema “Saneamento Básico”, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), por meio do seu Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), realizou palestra interativa com os alunos do 7º ao 9º Ano da Escola Municipal Eduardo Angelim. O evento ocorreu na quadra de esportes da instituição e envolveu os adolescentes com jogos e brincadeiras.
A ação faz parte das programações do Projeto “Prosap na Prática” do Peas e são realizadas nas áreas de intervenção do Prosap.
“Ao longo do ano, o Programa de Educação Ambiental e Sanitária [Peas] vem desenvolvendo, com os diferentes públicos-alvo, atividades educativas, abordando diversas temáticas: água, solo, ar, diferentes temas ambientais, incluindo a questão de saneamento que de fato é o que o Prosap se propõe a fazer no município”, disse a coordenadora do Peas/Prosap, Lana Nunes, observando que o evento faz parte das ações de educação ambiental do Prosap.
Para falar sobre saneamento básico com os adolescentes, o Peas convidou a sanitarista e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Josiane Sarmento. “O adolescente está tendo a percepção de meio ambiente que deveria ser ensinada para ele desde criança. Aqui, a intenção foi trazer o tema na forma de um jogo já que o adolescente gosta de jogo”, explicou a especialista que interagiu com os alunos durante toda a palestra.
Para a diretora da instituição de ensino, Francisca Sousa, o momento foi de aprendizado para os estudantes. “Essas atividades são de grande valia, porque tira o aluno da sala de aula. São informações a mais, conteúdos a mais, além do Prosap vir com essa proposta, essa dinâmica, essa interação junto com os alunos o que é muito favorável à aprendizagem e muito favorável ao desenvolvimento deles”, destacou Francisca comentando que eventos como o do Prosap fazem parte da formação integral dos alunos.
Ao todo, o evento, ocorrido na última sexta-feira, 25, contou com a participação de quase 300 alunos, entre eles Artur Bezerra de 15 anos, estudante do 9º Ano. “Eu achei muito interessante até porque nos ajuda a refletir bastante sobre o que a gente está vivendo, sobre a questão da poluição, da sujeira. Ajuda a refletir e levar para a nossa vida e nossas atitudes”.
Ingridy Machado, 14 anos, aluna do 8º Ano, participou de um dos jogos e levou para casa além de brindes, conhecimentos novos. “É muito importante termos esse tipo de evento na nossa escola, ainda mais porque passamos por uma pandemia e o tema nos ajudou muito pensar sobre higiene, instruindo os alunos que não conheciam o tema [saneamento básico]. Gostei das brincadeiras que nos ajudaram a ter mais atenção”, finalizou a adolescente.
Texto: Nara Moura – Prosap
Foto: Pedro Almeida – Prosap
Assessoria de Comunicação – PMP