Residencial Vale do Sol recebe conjunto de obras do Prosap

publicado: 04/03/2024 17h46

Entre Centro Comunitário, ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e uma escola infantil, o Prosap vem dando cara nova e dignidade aos moradores.

Prosap é Parauapebas de Cara Nova, e tudo isso só é realidade com a importante parceria da comunidade. A população reconhece a necessidade das execuções das obras para o desenvolvimento da cidade em vários aspectos, como saneamento básico, moradia, saúde, mobilidade e muito mais.

Com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) a todo vapor, um total de 250 novas moradias foram entregues para famílias que viviam em áreas de risco, um Centro Comunitário e de unidades comerciais, reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e, por último, uma escola de educação infantil em construção fazem parte do conjunto de obras que vem contribuindo com o bem-estar social e o desenvolvimento de Parauapebas.

E os benefícios não são apenas para o Vale do Sol, bairros como Liberdade, União, Rio Verde, Beira Rio, Tropical, Novo Tempo, Minérios, dentre outros, já receberam obras e ações do programa

“Eu tenho trinta e poucos anos aqui em Parauapebas e eu nunca tinha visto uma rede de esgoto na frente da minha casa. Eu estou feliz por causa dessa obra. Muito feliz! É maravilhoso. Toda hora eu saio de lá de casa e venho olhar os serviços sendo feitos”, diz a aposentada Antônia Pereira do bairro Beira Rio.

Morador do bairro Tropical, Antônio Souza, de 74 anos, lembra da região antes das obras do Prosap.

“Aqui era muito feio. Também era perigoso para a gente passar, porque o mato alto dava medo. No inverno, com a lama e os alagamentos, era pior ainda”, afirma Souza.

Já no Tropical, o programa concluiu o Parque dos Ipês, Complexo Tropical, e segue construindo a Unidade Básica de Saúde (UBS) e realizando ações de regularização fundiária.

E a parceria da comunidade é peça-chave para o desenvolvimento de todas as intervenções realizadas pelo Prosap, uma vez que as obras geram transtornos temporários, contudo, a população compreende a necessidade das execuções para o desenvolvimento da cidade em vários aspectos, como saneamento básico, moradia, educação, saúde, segurança, mobilidade, economia, lazer e entretenimento.

Para o prefeito Darci Lermen, o programa tem realizado um trabalho fantástico de entrega de resultados. “É muito bonito presenciar as pessoas usando os espaços construídos, os parques, as áreas de praticar esportes nas novas vias da nossa cidade e, melhor, entendendo que tudo isso faz parte de algo maior, e que cumpre com o nosso objetivo de cuidar das pessoas. Parauapebas segue em passos largos rumo ao desenvolvimento e só quem ganha é a população”, declara Lermen.

 

Texto e fotos: Comunicação Prosap