Reinaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Vale do Sol

publicado: 13/11/2023 15h16

Reforma e ampliação aumentou a capacidade de tratamento dos efluentes da estação em 50%, cerca mil famílias serão beneficiadas.

Na última sexta-feira, 10, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) realizou a entrega oficial da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Vale do Sol e que será operacionalizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). Além dos moradores do Vale do Sol, a obra também beneficiará as famílias do Residencial Ipê.

Com duração de cinco meses, nova estrutura permitiu a ampliação da capacidade de tratamento da ETE em 50%, tornando possível o recebimento dos efluentes dos dois bairros.

“Estamos entregando a ampliação da ETE Vale do Sol, uma obra feita em parceria com o Saaep que vai, a partir de agora, operar o sistema,” disse Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas e que também está à frente do Prosap.

Presente no evento, o diretor executivo do Saaep, Elson Cardoso, destacou a importância da obra para o tratamento dos efluentes. “É uma obra de grande importância para o nosso município. O projeto do Prosap veio para ampliar nossa estação de tratamento que vai atender a todas essas famílias”, disse o diretor.

Os serviços executados pelo programa de saneamento na estação de tratamento envolveram a implantação de mais dois tanques aeradores que receberão os efluentes dos dois bairros e também a recuperação da infraestrutura de todo o bloco administrativo, como telhado e pintura.

“O sistema de assopradores dos dois tanques novos da ETE Vale do Sol tem uma eficiência melhor do que os existentes, tendo em vista que os novos são fixados no fundo do tanque, agitando melhor os efluentes e aumentando a oxigenação”, explicou o engenheiro civil do Prosap, Renato Portilho.

Texto: Nara Moura
Fotos: Felipe Borges e Júnior Lopes