Prefeitura de Parauapebas realiza recuperação asfáltica em vias públicas após obras de esgotamento sanitário

publicado: 03/11/2025 10h31

Serviços de pavimentação dão continuidade à segunda etapa do Projeto Ilha do Coco

Após a conclusão das obras de instalação das redes de microdrenagem e das redes coletoras de esgoto, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), segue com os serviços de recuperação asfáltica, tapa-buracos e construção de meios-fios em diversas vias do bairro Beira Rio.

As intervenções fazem parte da segunda etapa das obras do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco e já beneficiaram ruas como a 106, 111, 112, 113, 120, 130, além das avenidas Rio Grande, G, Rio Branco, Rio Azul e Rio Claro.

“Já executamos os serviços de microdrenagem e de rede de esgoto e, agora, estamos realizando a operação de tapa-buracos, meios-fios e sarjetas para melhorar o escoamento das águas das chuvas”, destacou o engenheiro civil do programa, Elrik Machado.

ETE Rio Verde

A implantação do sistema de tubulações subterrâneas das redes coletoras de esgoto domiciliar, no bairro Beira Rio, vai permitir a coleta e o transporte adequados dos resíduos gerados nas residências e estabelecimentos comerciais. Esse sistema direciona o esgoto proveniente do uso da água em atividades cotidianas, como banho, lavagem de louças e roupas, além das descargas sanitárias.

O destino final dos efluentes será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde, onde passarão por processos físicos, químicos e biológicos para a remoção apropriada dos poluentes, antes de serem devolvidos ao meio ambiente ou reutilizados de forma segura.

Atualmente, o Prosap também executa a obra de revitalização e ampliação da ETE Rio Verde, que já alcançou 72% de avanço físico nesta primeira etapa. Com a conclusão dessa fase, a estação passará a tratar cerca de 260 litros de esgoto por segundo, beneficiando aproximadamente 120 mil habitantes de Parauapebas.

“Para executarmos as obras de esgotamento sanitário, é necessário abrir o asfalto para a instalação das tubulações. Por isso, a recuperação posterior das vias é uma etapa natural do nosso trabalho, garantindo melhor trafegabilidade nessas regiões”, explica Daniel Magalhães, fiscal de obras do Prosap.

Segundo Magalhães, somente no bairro Beira Rio serão implantados 21 quilômetros de rede coletora de esgoto domiciliar, com tubulações de 150 milímetros de diâmetro. Parte desses serviços também beneficiará os bairros Guanabara, Da Paz e um trecho do bairro União.

Em caso de dúvidas ou reclamações, moradores e comerciantes podem entrar em contato com o Alô Prosap pelo número (94) 9 9973-0476.

Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza e Nara Moura
Assessoria de Comunicação/PMP 2025