Com o objetivo de debater a atual situação climática do planeta, alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) – campus de Parauapebas, realizam o 1º Seminário de Gestão Ambiental: Recursos Naturais e Emergências Climáticas, nos dias 30 e 31 de agosto.
Na oportunidade, a equipe ambiental do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) foi convidada a colaborar com os dois dias de evento. No primeiro, com a palestra: “As contribuições do Prosap diante das emergências climáticas” ministrada pela coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), desenvolvido pelo Prosap, Lana Nunes, que também é geóloga e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
“Dentro do Prosap, a gente tem o programa de educação ambiental com o qual nós conseguimos fazer esse processo de conscientização, além da criação das unidades de conservação, os programas de revegetação e de recuperação de áreas degradadas. Assim, contribuímos de uma forma bem holística para que as pessoas possam ver as diferentes esferas que são trabalhadas e que colaboram diretamente para o tema das emergências climáticas”, explica Lana Nunes.
Professora da disciplina de Gestão Ambiental do curso de Administração da Ufra, Elizabete Silva destacou a importância do debate no ambiente acadêmico. “Aqui nós temos futuros administradores, futuros engenheiros de produção e todos eles vão se inserir no mercado, trabalhar em empresas, em grupos que desenvolvem ação de produção e que precisam ter esse olhar voltado para produzir com sustentabilidade pensando nas gerações futuras. Precisamos formar profissionais conscientes que se insiram, no mercado, voltados para essa questão da sustentabilidade e fazer economia com sustentabilidade”, enfatizou Elizabete.
Aluna do 7º período de Engenharia de Produção, Isabelle de Souza, falou que foi essencial conhecer mais sobre o Prosap, entendendo quais são as atividades desenvolvidas pelo programa e a contribuição do momento para a formação dos universitários. “O evento nos ajuda a refletir e entender quais são os impactos ambientais que estão acontecendo no mundo, no Brasil e no nosso próprio município”, ressaltou.
Oficinas
Nesta quinta-feira, 31, a contribuição da equipe ambiental ocorre por meio de duas oficinas: “Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS)”, ministrada pelo geógrafo do Prosap e especialista em Gestão Ambiental, Hemerson Nascimento, e “Licenciamento Ambiental: o que preciso saber para operacionalizar um negócio?” ministrada Lana Nunes, com a participação do analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), Reginaldo Oliveira e da engenheira florestal, Samantha Barbosa.
Texto: Nara Moura
Fotos: Pedro Almeida