A assinatura da Ordem de Serviço (OS) para o início das novas obras do programa nos bairros Liberdade I, União e Rio Verde ocorreu nesta terça-feira, 22, com a empresa A&L Engenharia, responsável pela execução.
A partir desta semana, o movimento de maquinários será visível nos bairros Liberdade I, União e Rio Verde, com o início de novas obras na área da amostra do Projeto Ilha do Coco. Esse projeto faz parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
Além da criação de vias, instalação de microdrenagem e construção de um parque linear, serão feitas estruturas cruciais para a ampliação da coleta e tratamento de esgoto em Parauapebas nesta fase de obras. Isso inclui a instalação de 12,5 km de rede coletora de esgoto domiciliar e construção de uma estação elevatória de esgoto. Também serão implantadas linhas de recalque que vão possibilitar a desativação de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), localizadas nos bairros Primavera e União.
“Estamos felizes por avançar ainda mais com o Prosap, e agora com a parte do saneamento básico, esse programa que traz mais qualidade de vida para a nossa gente e está transformando a nossa cidade”, destaca o prefeito Darci Lermen.
Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais da Prefeitura de Parauapebas, ressalta que a prioridade no Prosap agora está voltada para as obras de esgotamento sanitário.
“Até então, concentramos nossos esforços em infraestrutura para combater inundações, o que gerou resultados notáveis. Vamos continuar trabalhando com essa mesma dedicação para obter sucesso também na área de saneamento”, enfatiza.
Quando o Prosap for concluído, Parauapebas elevará sua taxa de coleta e tratamento de água de 8% para 70%, alçando o município o status de um dos 100 mais bem atendidos em saneamento no Brasil. As obras do Projeto Ilha do Coco são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tiveram início em abril de 2020.
Impacto na comunidade
A execução das obras envolverá a escavação de vias para a instalação das tubulações da rede coletora de esgoto. Isso inevitavelmente causará desconforto na comunidade local, assim como o aumento no tráfego de máquinas na região. Portanto, a equipe Social do Prosap já está mobilizando a comunidade ao redor do local das obras para comunicar aos moradores os cuidados necessários a fim de evitar acidentes.
Também foi disponibilizado um número de WhatsApp para que os moradores possam esclarecer dúvidas e solicitar serviços por meio do Mecanismo de Resoluções e Queixas (MRQ), pelo número (94) 99973-0476. Este é um canal de comunicação, exclusivo, para atender às demandas das comunidades beneficiadas pelas obras do Prosap.
Texto: Karine Gomes
Fotos: Pedro Almeida