Em uma iniciativa fundamental para o saneamento ambiental, o Prosap avança com importantes obras de estrutura para a coleta, transporte e tratamento de esgoto sanitário no município. As ações visam assegurar que os efluentes não comprometam a qualidade da água dos rios e igarapés, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos os moradores.
Atualmente, o programa de saneamento está com três frentes de trabalho em plena atividade, concentrando-se nos bairros Liberdade I, Beira Rio, Rio Verde e Tropical. No Liberdade I, a implantação da rede coletora na avenida Perimetral Norte está em estágio avançado, com uma linha de recalque de mais de 2 km já com 1/3 concluída. Essa linha será responsável por transportar os efluentes da futura estação elevatória do Liberdade para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Verde.
No bairro Rio Verde, a ETE já passa por um processo de desativação da lagoa, onde o material acumulado ao longo de mais de 30 anos está sendo retirado e depositado em uma área específica no terreno da ETE e que será enviado ao aterro controlado do Prosap após a secagem, evitando, assim, a contaminação das ruas durante o transporte.
No Beira Rio, mais de 40% dos serviços de instalação da rede de esgoto já foram finalizados. No bairro Tropical, as obras do projeto Lajeado prosseguem com a instalação de redes coletoras de esgoto e rede tronco, conclusão de duas estações elevatórias e também a ampliação da ETE do Tropical.
“Realizar saneamento básico é um desafio e demanda tempo, mas estamos comprometidos com essa missão. Temos ainda dois anos de Prosap, conforme o planejado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e nossa meta é avançar ainda mais no saneamento básico nesta etapa final do programa”, afirma Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais e convênios da Prefeitura de Parauapebas.
Com essas intervenções, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, garantirá que a população tenha acesso à coleta, transporte e tratamento adequados de esgoto sanitário, e isso está diretamente relacionado à promoção da qualidade de vida dos moradores, pois quanto maiores sãos os investimentos em obras de saneamento, maiores são os impactos direto na saúde pública e na promoção da igualdade social, com acesso da população a infraestruturas de qualidade.
Texto: Karine Gomes
Fotos: arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas