Prosap alcança metas e parceria com o BID é renovada

publicado: 23/06/2023 13h00

A parceria com o BID vai permitir a continuidade das ações do programa e a realização de novos projetos

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) alcançou com sucesso suas metas, o que resultou na renovação da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A notícia foi anunciada durante reunião na tarde dessa quinta-feira, 22, em Brasília, com a presença de representantes da Secretaria de Assuntos Internacionais (Sain), órgão do Ministério da Fazenda, do BID e da Prefeitura de Parauapebas. A reunião ocorreu em formato híbrido.

O prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito João Trindade, e a secretária da Fazenda de Parauapebas, Maria Mendes, participaram da reunião de forma online.

Já o coordenador de Projetos Especiais, Gestão de Convênios e Captação de Recursos de Parauapebas (Copec), Cleverland Carvalho; o coordenador da Unidade Executora (UEP), Daniel Benguigui; o engenheiro Daniel Magalhães e a consultora do município, Jandira Silva, estiveram presencialmente na reunião em Brasília.

Os resultados do Prosap apresentados na reunião foram validados tanto pela instituição internacional quanto pelo governo federal, que reconheceram os esforços e investimentos realizados. A renovação de parceria junto ao BID possibilitará a continuidade das ações do programa e a realização de novos projetos, visando aperfeiçoar ainda mais a infraestrutura de saneamento básico e promover o desenvolvimento sustentável da região.

O prefeito Darci Lermen expressou sua satisfação com a continuidade da parceria, enfatizando a importância dessas conquistas para a cidade.

“Estamos comprometidos em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa gente, e o Prosap tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. Essa avaliação do programa pelo BID nos permite dar continuidade aos nossos esforços e buscar novas soluções para os desafios que ainda temos pela frente”, afirma o prefeito.

Nessa reunião de carteira junto ao BID, Parauapebas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Assim, o Prosap continuará desempenhando esse papel fundamental.

O Prosap é um programa de grande importância para a cidade de Parauapebas, que desenvolve múltiplas obras e visa promover a melhoria da infraestrutura urbana, saneamento básico, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Com investimentos significativos e o apoio do BID, o município tem trabalhado para alcançar as metas estabelecidas e, assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.

Resultados do último ano do Prosap no Projeto Ilha do Coco, que conta com apoio financeiro do BID:

– Mais de 5 mil atendimentos realizados no Centro Comunitário do Vale do Sol, construído e mantido pelo Prosap, no Residencial Vale do Sol, local em que 250 famílias que residiam em área de risco foram remanejadas. No Centro, são ofertados cursos e ações sociais em parcerias com instituições não governamentais, como associações de bairros e faculdades, assim como diversos serviços públicos, como emissão de documentos, consultas médicas, atendimentos com o Castramóvel, entre outros, a partir de parcerias com secretarias de governo e demais órgãos públicos;

– Entrega da ponte da rua Santa Catarina, interligando os bairros União e Liberdade;

– Entrega do Parque Linear Igarapé Ilha do Coco, transformando uma região, que antes sofria com alagamentos no período chuvoso, em um novo espaço para a prática de esportes, atividades físicas e de lazer;

– Entrega do Complexo Turístico, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco. O local recebe, em média, 20 mil pessoas por mês e se tornou o novo cartão-postal do município;

– Início das obras da Escola Cora Coralina, que vai atender mais de 600 alunos e previsão de entrega para janeiro de 2024 – 40% das obras já foram executadas;

– Início das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vale do Sol, que vai dobrar a capacidade de tratamento de efluentes.

Texto: Karine Gomes/Prosap

Fotos: Arquivo Prosap