“Projeto Olhares em Foco” beneficia juventude do Residencial Vale do Sol

publicado: 24/01/2022 12h01

45 jovens da comunidade participam do projeto que visa contribuir para a inserção deles no mercado de trabalho

A aula inaugural do “Projeto Olhares em Foco: além do que se vê” foi realizada nesta terça-feira, 18, no Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol, envolvendo 45 jovens da comunidade. O projeto é uma realização da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e Conselho Municipal de Juventude de Parauapebas (Comjup). Essa primeira edição conta com a importante parceria do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Voltado para atender ao público de 14 a 25 anos, o projeto tem carga horária de 60 horas, com atividades de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, tempo adequado para que os participantes aprendam sobre a base da fotografia e cinematografia. O instrutor do projeto, o fotógrafo Wéverson Acácio, tem vasta experiência na área e está bem satisfeito com o interesse da juventude em participar do projeto.

“Tínhamos apenas 20 vagas disponíveis, pois a ideia era formar apenas uma turma. Mas, com a grande procura, abrimos mais vagas e uma nova turma foi criada. São jovens inseridos nessa comunidade e, durante as próximas semanas, todos eles farão registros do cotidiano, com olhares diversos dessa região”, explica o instrutor, acrescentando que todo o material didático será oferecido de forma gratuita aos participantes que também receberão certificados.

Melissa Cristina da Conceição Barbosa, de 17 anos, e Rebeca Divino Pereira, de 14, estão empolgadas com o projeto. “Sempre tive interesse por esse ‘mundo’ da fotografia. Uso o meu celular para fazer vários registros, então eu quero aprender mais sobre iluminação, sobre um bom ambiente para fotos, além de melhorar o meu perfil nas redes sociais”, conta Rebeca, estudante do 9º ano do ensino fundamental.

A coordenadora do projeto, Nice Pires, reforça que o objetivo é envolver a juventude e contribuir para inserção desse público no mercado de trabalho. “É um projeto inovador, em que esses jovens terão acesso a equipamentos cinematográficos, câmeras, enfim, eles estarão preparados para trabalharem nesse segmento. Tudo o que for produzido por eles será organizado em uma exposição”, comenta.

Centro Comunitário do Vale do Sol

No Centro Comunitário do Residencial Vale do Sol, atividades diversas têm sido realizadas em benefício da população. Desde a sua inauguração, em setembro do ano passado, o espaço tem contribuído para o fortalecimento de uma importante rede de colaboradores, envolvendo instituições públicas e também privadas. “Estamos sempre interessados nas boas parcerias porque tudo isso contribui para a melhoria de vida da comunidade local”, destaca Camila Aragão, assistente social do Prosap, responsável pelo atendimento às famílias reassentadas ali pelo programa.

Texto: Jéssica Borges

Fotos: Anderson Souza