Projeto Lajeado completa dois anos de execução com melhorias para a população

publicado: 04/07/2023 14h18

Executado pelo Prosap, o Projeto Lajeado está na fase final da 1ª etapa e já beneficiou a comunidade com obras de infraestrutura e espaços de lazer.

A transformação do cenário urbano de uma importante região periférica de Parauapebas é notória com as obras executadas pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), com o Projeto Lajeado.

Infraestrutura, paisagismo, espaços para lazer e prática de atividades físicas, além da valorização de imóveis, são uma realidade para moradores do Complexo Tropical e vizinhança.

“Quando chegamos para morar aqui, a gente sofria muito com alagamentos e com a lama na porta. Isso não acontece mais depois das obras do Prosap. Hoje, podemos nos sentar à porta, conversar com os amigos, observar as pessoas caminhando. Essa obra trouxe uma qualidade de vida excelente para a gente”, afirma o aposentado José Augusto, que mora há 16 anos no Novo Tempo, localizado atrás do Parque dos Ipês.

Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais da prefeitura, pontua que o projeto segue em execução e que “dois anos se passaram desde o início das obras no Igarapé Lajeado, obras transformadoras que mudaram o ambiente, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida, no sistema de água, no sistema de esgoto, no paisagismo e, principalmente, na questão das inundações que afetavam a área central e a entrada do Complexo Tropical”, destaca.

Resultados de dois anos do Projeto Lajeado

Iniciado em junho de 2021 pelo Prosap, o Projeto Lajeado beneficiará mais de 10 bairros e aproximadamente 90 mil pessoas em suas duas etapas. A primeira etapa do projeto encontra-se em fase de conclusão, e os resultados são notáveis.

Com a revitalização de 3 km de margens do canal do igarapé, a implantação de sistemas de micro e macrodrenagem, construção de redes de distribuição de água e redes coletoras de esgoto no bairro Novo Tempo, a região já presencia mudanças significativas.

Além disso, foram entregues duas áreas de lazer para a comunidade (Parque dos Ipês e Parque Linear Complexo Tropical), enquanto outras obras estão em andamento, como a revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tropical e a construção de três elevatórias de esgoto.

Anteriormente, centenas de famílias viviam em áreas de risco, enfrentando os perigos de residir tão próximos ao igarapé. Entretanto, mais de 300 famílias foram remanejadas para moradia transitória, até que sejam reassentadas em unidades habitacionais a serem entregues pelo Prosap, proporcionando maior segurança e qualidade de vida.

A valorização dos imóveis na região é também um resultado importante. “Os empreendimentos feitos pela prefeitura, incluindo esse parque e as obras de macrodrenagem nos arredores, agregaram valor aos imóveis que fazem divisa com essas áreas”, destaca Andrew Melo, que é corretor imobiliário, perito avaliador e integra a comissão imobiliária de Parauapebas.

Texto: Karine Gomes

Fotos: acervo Ascom