Projeto Amigos do Prosap é lançado em Parauapebas

publicado: 28/03/2024 16h13

Uma das metas do projeto é plantar 5 mil mudas de árvores somente na grande área do Parque dos Minérios

Foi lançado, na manhã dessa quarta-feira, 27, o Projeto Amigos do Prosap. De cunho voluntariado, o projeto, desenvolvido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) tem o objetivo de reunir pessoas comprometidas com a pauta ambiental para o desenvolvimento de atividades que busquem semear um futuro mais verde e promissor para a nossa cidade, além de construir uma consciência ecológica nos participantes e contribuir para que o município se desenvolva de maneira sustentável.

No lançamento, ocorrido na área do futuro Parque dos Minérios, no bairro dos Minérios, foram plantadas, de maneira simbólica, 210 espécies de mudas nativas da nossa região como Sumaúma, Sucupira, Saboneteira, Oití, Pau Preto, Pau Doce, Paricá, Mogno, Mamorana, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ingá, Fava, Azeitona, Caixa, Virola e outras. A obra do parque, com área de cerca de 160 mil metros quadrados, trará mais lazer e entretenimento para comunidade.

“É mais uma ação da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, que contribui com a melhoria do meio ambiente”, disse o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, à frente também do programa de saneamento.

Nesta primeira etapa, o projeto pretende plantar 2.200 espécies na grande área do parque, chegando a 5 mil espécies nativas somente no local, entre mudas florestais e frutíferas.

A importância do voluntariado

“A gente necessita de unir forças e esse lançamento vem como o ponto de partida para chamar não só a sociedade, como também as outras secretarias para que possamos desenvolver atividades socioambientais no município”, explica a coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, a geóloga Lana Nunes.

Voluntária do projeto, a moradora do bairro dos Minérios e Técnica em Segurança do Trabalho, Sabrina Mathierly, levou o filho, Fabrício Nunes, de cinco anos para participar da ação. “Eu defendo a causa ambiental. Tenho essa sensibilidade desde sempre e quero também conscientizar meu filho da importância do respeito à vida, tanto da flora quanto dos bichos também”, falou a moradora complementando “eu quero passar aqui, nessa rua e saber que eu contribuí e vou apontar: olha, aquela árvore, ali, eu plantei e do ladinho a árvore do meu filho. Vou ajudar a cuidar, sem dúvida, e manter esse local sempre limpo e arborizado que é o mais importante”.

Inscrições

Quem quiser participar do Projeto Amigos do Prosap as inscrições continuam abertas por meio do link: prosap.parauapebas.pa.gov.br/amigos-do-prosap

Lembrando que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, funcional ou quaisquer obrigações trabalhistas e previdenciárias no âmbito da Administração Pública municipal e será realizado por pessoa física, de forma espontânea e não remunerada.

Texto: Nara Moura

Fotos: Orion Lima