Prefeitura realiza pesquisas qualitativas para avaliar opinião da comunidade sobre obras do Prosap

publicado: 22/05/2025 17h52

Objetivo é ouvir o nível de satisfação dos moradores em relação às execuções e melhorar a oferta de serviços disponibilizados

Visando entender a percepção dos moradores a respeito da execução das obras da primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a prefeitura realiza pesquisas qualitativas nas áreas do Complexo Turístico Bel Mesquita, do Mercado Municipal, dos viários e também na área do reassentamento Vale do Sol, local onde foram realocadas 250 famílias.

O objetivo principal é avaliar a opinião da comunidade sobre o resultado das intervenções nesses espaços.  As análises também fazem parte do planejamento estratégico do programa de saneamento ambiental e serão utilizadas na consolidação dos relatórios de avaliação final de conclusão das obras da primeira etapa.

“É uma pesquisa avaliativa, na qual o morador traz a sua percepção sobre o impacto da obra na vida dele. Queremos saber se esse impacto foi positivo, negativo ou neutro; por isso, utilizamos uma metodologia que traz a visão pessoal de cada morador, já que a obra é para o cidadão que reside nas redondezas das intervenções”, explica o sociólogo do Prosap, Yuri Pereira.

Samara Silva, moradora há 30 anos na Rua Q, bairro União, fala dos benefícios das obras próximas a sua residência. “Trouxeram mais lazer, sanaram os alagamentos e melhoraram a infraestrutura relacionada à qualidade do asfalto que vivia quebrando. As obras do Prosap são maravilhosas, excelentes!”, comenta satisfeita, dizendo que sempre passeia com a filha nos viários, onde a criança se diverte no parquinho.

BID

Os documentos com os resultados das pesquisas serão enviados, ainda, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), agente financiador das obras, e apresentados à gestão municipal como indicadores para a formulação de políticas que atendam às necessidades da população.

Júnior Quaresma, de 45 anos, também morador bairro União, diz que as obras trouxeram mais lazer e esporte para a população.

“Melhorou muito no turismo também, já que têm pessoas que vêm de outros bairros para conhecer a orla. A questão dos alagamentos melhorou 99,9%; as obras são nota dez e só trouxeram benefícios para a nossa cidade”, comemora o morador. 

“Com certeza, melhorou em vários aspectos, inclusive, nas condições higiênicas. Aquele matagal ali atrás servia, muitas vezes, para abrigar pessoas que se drogavam e prostituíam e, hoje, vemos uma orla com espaço de lazer, praça de zumba e alguns quiosques que o pessoal coloca para ganhar algum trocado e complementar a sua renda. As obras foram muito importantes aqui para a nossa região e para Parauapebas como um todo”, avalia Euclides Silva, de 65 anos, morador da Rua Q, no bairro União, há 39 anos. 

Pesquisas

A pesquisa sobre o complexo turístico, ainda, pode ser acessada pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBbbXH7Ob3N2NggcQX3bWv4TLYmUdF6BmnazyfREBecX5hkQ/formResponse e estará disponível até esta sexta-feira, 23 de maio. Com um total de 16 perguntas, o formulário é simples e rápido de responder, com questionamentos do tipo: “com que frequência você visita o Complexo Turístico?” e “em que horário/turno você visita o Complexo Turístico?”.

Já as pesquisas no Residencial Vale do Sol e na região do Mercado Municipal e dos viários (Liberdade I, União e Rio Verde) foram feitas de forma presencial pela equipe social do Prosap com questionamentos do tipo: “você está satisfeito com as obras do Prosap?”; “você sugere a ampliação do Prosap em outras áreas da cidade?”; e “você percebe melhorias quanto aos alagamentos após as obras do Prosap?”. 

Texto: Nara Moura

Fotos: Chico Souza

Assessoria de Comunicação/PMP 2025