Se tudo transcorrer dentro do cronograma da Prefeitura de Parauapebas, a partir de março de 2023 a nova Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município estará pronta para ser inaugurada. Serão 2,5 mil metros de área construída, com laboratório para vacinação, prédio administrativo, espaço onde ficarão animais para adoção, área de lava a jato e espaço, com 15 baias, onde ficarão cavalos e outros animais de grande porte resgatados das ruas da cidade.
Agora em setembro 35% da obra já havia sido concluída e deverá ser acelerada com a contratação de mais operários. “Realmente, aqui a gente está a todo vapor. Estou com mais de 60 pessoas hoje no nosso efetivo. E provavelmente a gente deve estar com 80 a 100 pessoas daqui a cerca de um mês. Tem muita obra para fazer, mas a gente está com tudo dentro do nosso prazo”, informa o engenheiro da obra Felipe Queiroz.
A construção da UVZ faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI) da prefeitura, sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Governo (Segov). A diretora de Vigilância em Saúde do município, Michele Ferreira, explica que a nova Unidade de Zoonoses é do tipo 2 e segue os padrões especificados no Manual de Normas Técnicas para Estruturas Físicas de UVZ do Ministério da Saúde.
Com melhor estrutura, diz Michele Ferreira, a prefeitura terá condições de ampliar as estratégias e ações de vigilância, de prevenção e de controle de doenças transmitidas por animais. “A gente vai ter melhor planejamento, monitoramento, uma execução mais precisa no combate às zoonoses, como a leishmaniose, leptospirose, raiva, entre outras”, pontua.
Da mesma forma, acrescenta Michele Ferreira, serão melhoradas as ações entorno de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos. “Em breve, estaremos aqui de portas abertas para a população e atender os animais”, diz ela, para enfatizar que a parceria da prefeitura com as instituições da causa animal irá continuar diante da importância do papel dessas entidades no trato da grande quantidade de cachorros e gatos abandonados nas ruas.
Resgate de cavalos
Antiga reivindicação da população, principalmente as instituições que defendem a causa animal, o resgate das ruas de cavalos e outros animais de grande porte irá ocorrer juntamente com uma campanha de conscientização e orientação para os donos desses animais sobre como proceder em caso de já não os quererem mais.
Passada a campanha, quem abandonar animais na rua deverá ser multado com a criação de uma lei municipal.