Prefeitura inaugura Complexo Turístico de Parauapebas nesta sexta-feira, 16, a partir das 18h

publicado: 14/12/2022 15h19

Localizado em frente à sede da prefeitura, assim como o Parque dos Ipês, espaço também terá acesso controlado da população

A Prefeitura de Parauapebas, por meio Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), inaugura nesta sexta-feira, 16, o maior espaço de esporte, lazer e contemplação a céu aberto do município: o Complexo Turístico de Parauapebas. Localizado na área em frente à sede da prefeitura, o Complexo Turístico será inaugurado pela gestão municipal juntamente com a abertura da campanha “Natal dos Sonhos 2022 – Um Presente Para Todos”, a partir das 18 horas.

Com área total de 150 mil metros quadrados, a obra faz parte da Primeira Etapa do Projeto Igarapé Ilha do Coco, realizado com recursos próprios do município e também com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O Complexo Turístico de Parauapebas será uma das principais e mais importantes obras entregues pelo Prosap. Assim como no Parque dos Ipês, teremos a entrada controlada e espaços essenciais para a realização de esportes e lazer. Será, sem dúvida nenhuma, o principal cartão postal para a nossa população e para quem visitar a nossa cidade, por isso, estamos muito felizes com esta entrega”, ressalta Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas (Copec).

O espaço vai contar com três praças, um anfiteatro (para shows de pequeno porte), parquinho, pista de caminhada e ciclovia com 2 mil metros, lagoa com 800 metros de comprimento, praça de alimentação, feirinha, espaço cultural, área de patinação, área de jogos, quiosques, bosque formado por árvores frutíferas, onde ficarão disponíveis 12 mesas de piqueniques interligadas, área de convivência com mesas de jogos, barragem e mirante da barragem, academia ao ar livre, área para zumba, setor administrativo e estacionamento com 106 vagas disponíveis.

Outra atração do complexo será o Monumento dos Minérios que terá em sua base amostra de minérios como o ferro, o níquel e o manganês.

O Complexo Turístico de Parauapebas também vai abrigar a futura Fonte das Águas Dançantes, composta por jogos de água e luz, mas que ainda se encontra em fase de construção.

Programação de Natal

A programação do “Natal dos Sonhos 2022 – Um Presente Para Todos” da Prefeitura de Parauapebas acontece nos dias 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro no Complexo Turístico de Parauapebas com atividades culturais entre elas estão apresentações artísticas, chegada do Papai Noel e também a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

Texto: Nara Moura – Prosap

Fotos: Acervo – Ascom – PMP