Executado pelo Prosap, o espaço faz parte da segunda etapa de obras do Projeto Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco e reúne sociabilidade, lazer, cultura e incentivo à economia local.













Com o objetivo de qualificar os espaços públicos e ampliar as opções de lazer, convivência social, cultura, turismo e estímulo à economia criativa no município, a Prefeitura de Parauapebas inaugurou, na noite dessa quinta-feira (11), a Praça da Cabana. O novo espaço está localizado na Avenida F, esquina com a Rua H, entre os bairros Beira Rio e Parque dos Carajás, nas proximidades da Câmara Municipal.
Construída pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), com a parceria financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A praça tem como objetivo se consolidar como novo atrativo turístico, integrando a Rota City Tour e impulsionando a economia local por meio do Projeto Feira na Praça.
“Depois de um ano muito turbulento, com a dificuldade financeira que nós pegamos este município — uma herança ruim —, estamos começando a entregar, empurrando para frente. Podem dizer muita coisa, mas nós estamos entregando. Já colocamos água em muitos bairros, reformamos as escolas e hoje o Beira Rio ganha um presente para as crianças se divertirem, conviverem e saírem das telas”, comemorou o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano.
Para o coordenador do Prosap, Thiago Batista, a entrega do equipamento público representa mais qualidade de vida para a população. “Temos estudos que indicam que, por aqui, nesses bairros, circulam mais de 10 mil pessoas por dia, e essa obra vai beneficiar toda essa comunidade, além de ser um espaço para realizarmos vários eventos”, disse o coordenador, acrescentando que, somente no bairro Beira Rio, o programa também já instalou mais de 17 quilômetros de rede de esgoto, execuções importantes para o saneamento básico da cidade.
Entre outras autoridades presentes, também participaram da entrega a primeira-dama e secretária da Mulher (Semmu), Beatriz Barbosa; a chefe de gabinete, Joelma Leite; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), Victor Augusto Braga; o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec), Marksan Silva; e representantes do Legislativo Municipal, como o líder de governo, vereador Léo Márcio.
Estrutura
Com aproximadamente 6,5 mil metros quadrados de área total, o novo espaço reúne infraestrutura completa, incluindo rede de esgoto e microdrenagem, espaço para aulas de zumba, quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, área coberta, ciclovia e pista de caminhada com cerca de 1 quilômetro de extensão, que segue pela lateral da Câmara Municipal até a Rodovia Faisal Salmen (PA-275). A obra também contempla iluminação em LED de alta eficiência e baixo consumo, estacionamento com 37 vagas, além de guarda-corpo, corrimãos e rampas de acesso, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida.
Beneficiários
Babá de três crianças, Eudna Pereira já frequentava a praça antes mesmo da inauguração. “Essa é a segunda vez que a gente vem aqui. É excelente, ainda mais agora no período de férias em que todo mundo está em casa, temos mesmo que sair com essa turma; espero que a comunidade ajude a cuidar”, desejou Eudna.
Na praça com o netinho, a dona de casa Marlene Dias falou estar aproveitando bastante o espaço. “Ele gosta muito e sempre o levo ao Complexo Turístico e ao Parque dos Ipês, só que aqui tem menos crianças e dá para aproveitar mais. Quanto mais praças como esta, melhor”, disse contente dona Marlene, que é moradora do bairro Altamira.
“A praça é muito bem estruturada, o parquinho é ótimo porque não machuca as crianças e a quadra é muito boa. Espaços como este incentivam as crianças a saírem das telas, da televisão, para construírem amizades; a gente vem todos os dias trazer os dois meninos para brincarem e aproveitamos para fazer caminhada”, celebrou a estudante Rafaela Barbosa.
Feira da Praça
Dos 6 mil metros quadrados da praça, a área destinada às aulas de zumba — cerca de 3 mil metros quadrados — também será utilizada para o Projeto Feira na Praça. Esta é uma iniciativa do Prosap em parceria com as secretarias municipais de Turismo (Semtur), Cultura (Secult), Desenvolvimento (Seden) e Serviços Urbanos (Semurb). Ao todo, o espaço poderá receber até 33 barracas para artesãos, 12 barracas de alimentação e quatro áreas destinadas a serviços, como a oferta de brinquedos infláveis.
Criada para fortalecer a economia local, valorizar o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais, a feira também será mais um atrativo turístico do município a integrar a Rota City Tour. A Rota City Tour faz parte das cinco linhas de turismo de Parauapebas, como determina o Projeto de Lei n° 54, aprovado pela Câmara Municipal em 2021.
Além da Feira da Praça, a rota também abrange a Praça da Bíblia, o Centro de Abastecimento de Parauapebas, o Pórtico Jubileu de Prata, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Centro de Artesanato Mulheres de Barro e o Lago da Nova Carajás. Também compõem as linhas de turismo de Parauapebas a Rota Carajás, a Rota das Águas e a Rota do Búfalo.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza e Douglas Mota