
“Recentemente, o Ceap abriu edital do Jovem Ambientalista e, nesse edital, eles mencionam o Prosap para que os alunos inscritos nesse programa participem conosco dos programas que nós também desenvolvemos. Além dos alunos, vamos colaborar, ainda, com a formação dos professores e estimulá-los a serem agentes multiplicadores dentro das escolas”, destaca a coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, a geóloga Lana Nunes, observando que a parceria é fundamental para que a população, efetivamente, colabores com as ações.
Durante o encontro, a arquiteta Fernanda Cunha, representando a subcoordenadoria de Infraestrutura do Prosap, explanou sobre a estrutura, o histórico e os objetivos gerais e específicos do programa de saneamento ambiental. “Em uma linguagem mais acessível, buscamos fazer essa interface para que a cooperação técnica seja possível e alcancemos os bons resultados juntos”, disse Fernanda.


Alessandra Pereira, coordenadora do Ceap, enfatiza que a parceria também fortalece a gestão pública e os departamentos, visando dar continuidade às ações de educação ambiental em Parauapebas. “A conscientização ambiental é necessária desde os pequenos, ou seja, desde a educação infantil e o Ceap trabalha para reforçar esse pensamento também no ciclo fundamental e nos anos finais”, finaliza a coordenadora.

Programa Jovem Ambientalista (PJA)
Voltado para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio, o programa tem caráter gratuito, com aulas teóricas e práticas, abordando a conscientização ecológica, o desenvolvimento sustentável, a preservação dos recursos naturais e a participação ativa dos jovens em ações ambientais, promovendo educação, inovação e engajamento comunitário para uma construção de um ambiente mais sustentável.
Como parte do cronograma de aulas práticas, entre outras atividades, os alunos visitarão obras do programa de saneamento ambiental.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza


Assessoria de Comunicação/PMP 2025