
Apostando em ações voltadas para a qualificação profissional e fortalecimento da mão de obra local, a prefeitura, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), realizou a entrega de certificados para 46 formandos do Curso de Auxiliar Administrativo. Desde a primeira turma em 2022, foram cerca de 100 alunos capacitados na área.



Realizada na quadra coberta do Parque dos Ipês, a cerimônia de certificação contou com a presença do coordenador do Prosap, Thiago Batista, da subcoordenadora de Ações Sociais, Eulalia Almeida e do adjunto do gabinete do prefeito Aurélio Goiano, Fábio Sacramento, além de familiares e amigos dos estudantes.

“Nosso sentimento é de alegria por poder participarmos desse momento na vida de vocês. Vocês estão adquirindo conhecimento e, estarem aqui hoje, representa a vitória de vocês e de suas famílias”, disse Thiago Batista, complementando que a principal prerrogativa do serviço público é ajudar a melhorar a vida das pessoas.
O coordenador acrescentou também que, sem a participação social, a construção de todas as obras do Prosap não possui a significativa representatividade, já que a principal finalidade das obras é melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão em seus entornos. Ele relembrou que, nos últimos três anos, o programa desenvolveu cursos destinados à comunidade reassentada, destacando o encerramento das turmas de auxiliar administrativo como um símbolo do ciclo do Prosap no Centro Comunitário, atual Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vale do Sol.

O coordenador acrescentou também que, sem a participação social, a construção de todas as obras do Prosap não possui a significativa representatividade, já que a principal finalidade das obras é melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão em seus entornos. Ele relembrou que, nos últimos três anos, o programa desenvolveu cursos destinados à comunidade reassentada, destacando o encerramento das turmas de auxiliar administrativo como um símbolo do ciclo do Prosap no Centro Comunitário, atual Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vale do Sol.
Formandos
Hayllander Souza, 20 anos, morador do bairro Betânia, atua como sinaleiro e precisou conciliar a rotina de trabalho com as aulas do curso. Ele contou sobre a satisfação em concluir a formação. “Foi um desafio, porque eu chegava do trabalho muito cansado e ainda seguia para o curso. Mas estou muito feliz por ter conseguido, pois agora levo comigo mais um aprendizado”, relatou o jovem, acrescentando que seu próximo objetivo é ingressar na graduação em Engenharia Mecânica.
Outra participante que concluiu a capacitação foi Maria Juliana Teixeira, 32 anos, moradora do bairro Novo Horizonte. Casada, mãe de um menino e vendedora no comércio local, ela destacou a gratidão por alcançar mais essa conquista.
“O sentimento é de gratidão por ter conseguido concluir, já que, como trabalho o dia todo, a rotina é bastante corrida para mim. O professor foi excelente e esta turma, maravilhosa. Gostei muito!”, contou a formanda, ressaltando a importância de estar sempre em busca de novos conhecimentos.
“Chegamos até aqui com muito esforço, dedicação e, acima de tudo, com muita vontade de crescer e conquistar um futuro profissional melhor para nós e para nossa família. Durante o curso, aprendemos muito mais do que sobre teorias e rotinas administrativas, apreendemos sobre responsabilidade, trabalho em equipe, ética e, principalmente, sobre empatia”, disse formanda e oradora da turma, Maria Fernanda Nascimento.
Capacitação
Um dos cursos mais procurados pela comunidade, dentre os diversos que já foram ofertados pelo programa de saneamento ambiental, o de Auxiliar Administrativo chegou a ter turma completa esperando em cadastro reserva e segundo o instrutor, Roran Reis, é indispensável no currículo daqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho.
“Foi uma trajetória muito gratificante e que deu para perceber a evolução dos alunos. Muitos deles relataram que o curso agregou muito na vida profissional e pessoal. Nosso sentimento é de dever cumprido. Se você quer entrar, retornar ou se manter competitivo no mercado de trabalho, o curso de Auxiliar Administrativo é requisito básico e essencial para o seu currículo”, explicou o instrutor, Roran Reis.
“Estamos muito felizes em fazer parte deste momento. As quatro turmas ministradas do curso no Centro Comunitário, hoje CRAS Vale do Sol, foram realizadas por meio do esforço de toda equipe do Prosap com muito carinho e amor para vocês. Conhecimento ninguém tira da gente, busquem mais conhecimento”, disse Eulalia Almeida.
Principais temas abordados
Pensado para contribuir com a melhora da qualidade de vida da comunidade reassentada pelo programa, a capacitação abordou temas como Conceito e história da Administração; Funções Administrativas; Tipos de Empresas; Estrutura Organizacional; Funções do Auxiliar Administrativo; Mercado de Trabalho e Ética Profissional; Trabalho em Equipe; Rotinas do Departamento Pessoal; Técnicas de Arquivamento; Noções de Contabilidade; Noções de Direitos Trabalhistas; Logística, transporte e Distribuição; Gestão de Pessoas e Liderança e Planejamento Estratégico.


Mercado de trabalho
Fábio Sacramento, chefe de gabinete adjunto, representou o prefeito Aurélio Goiano na solenidade. Além de transmitir a mensagem enviada pelo gestor municipal, Sacramento trouxe uma boa notícia: o sorteio de 10 dos 46 formandos para participarem de entrevistas junto ao mercado de trabalho local, por meio das empresas parceiras da administração pública. O anúncio foi recebido com entusiasmo, sendo aplaudido e comemorado por todos os presentes.
Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza
Assessoria de Comunicação PMP/2025