Prefeitura de Parauapebas recebe mais dois módulos de tratamento de água destinados à ETA II

publicado: 19/08/2025 15h14

Obra receberá um total de 10 novos módulos de tratamento que terão a função de melhorar e ampliar o tratamento de água na cidade

Na última segunda-feira (18), a Prefeitura de Parauapebas, através do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), recebeu mais dois módulos de tratamento de água que irão compor a Estação de Tratamento de Água (ETA) II. A ação faz parte do projeto de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento da cidade, com o objetivo de garantir uma maior capacidade de produção e distribuição de água tratada para a população e permitindo atender um número maior de famílias.

Os 10 novos módulos de tratamento: quatro floculadores, quatro decantadores e dois filtros, estão sendo fabricados na cidade de Estância Velha, próximo ao município de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS), levando em média de 10 a 15 dias para chegarem em Parauapebas. 

“Dia após dia, estamos reconstruindo Parauapebas e essa reconstrução também passa pela melhoria no abastecimento da nossa cidade, com mais água na torneira das pessoas. Estamos dando adeus ao carro-pipa!”, declarou o chefe do Executivo Municipal, Aurélio Goiano.

De acordo com o coordenador do Prosap, o engenheiro civil de carreira da prefeitura, Thiago Batista, os novos módulos elevarão a eficiência da ETA II, possibilitando um aumento significativo no volume de água tratada diariamente. “O que também diminuirá bastante a intermitência que temos hoje em dia”, disse.

Logística de transporte

Com 3,70 metros de largura, 3,60 metros de altura, 11,60 metros de comprimento, e pesando sete toneladas cada um, o transporte dos módulos até à estação de tratamento ocorreu por volta das 23 horas dessa segunda-feira e contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

“As execuções, na ETA II, reforçam o compromisso do prefeito Aurélio Goiano, em modernizar o sistema de abastecimento e investir em melhorias contínuas na infraestrutura hídrica da nossa cidade, visando a qualidade de vida e bem-estar dos moradores”, afirmou Thiago.

Texto: Nara Moura
Fotos: Chico Souza e Rodrigo Bizarrias
Assessoria de Comunicação/PMP 2025