Sempror realiza 1º Simpósio de Bovinocultura para produtores rurais

publicado: 14/06/2022 16h06

Parauapebas possuiu cerca de 123 mil bovinos, entre animais de corte, leite e bubalinos, mantidos em 660 propriedades rurais do município, segundo a Sempror

Como ampliar a pecuária sustentável esse foi um dos assuntos que levantou a troca de saberes entre os pequenos pecuaristas da região com a realização do 1º Simpósio de Bovinocultura de Corte de Parauapebas. O evento aconteceu na última segunda-feira, 13, e faz parte da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria de Produção Rural (Sempror), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além do apoio de redes bancárias.

O objetivo foi proporcionar tanto para os pequenos pecuaristas cadastrados no Programa de Bovinocultura da Sempror e a equipe técnica, o conhecimento sobre o Programa ABC – Corte, mostrando aos participantes como é possível produzir carne de maneira sustentável, e como intensificar a produção e cuidar das pastagens.

O Programa ABC – Corte está inserido nos programas de pesquisa da Embrapa, e visa levar a capacitação aos produtores rurais, mostrando como a adoção de tecnologia, pode ser um fator positivo para o progresso do agronegócio, além do acesso à assistência técnica qualificada, informações técnicas validadas, implementação de processos de gerenciamento e avaliação dos resultados nas propriedades.

“Parauapebas tem um potencial enorme, de oferta, de solo, de chuva e a tecnologia que a gente tem trabalhado dentro do Programa ABC Corte se adequa muito aqui, e a percepção dos técnicos da secretaria foi que realmente isso possa funcionar, ou seja o que tiver de mais recente em termos de tecnologia para produção intensiva e sustentável de gado de corte, nós vamos repassar para a Sempror”, explicou o zootecnista da Embrapa, Pedro Alcântara.

Segundo uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgada durante o simpósio pelos técnicos da Sempror, Parauapebas possuiu cerca de 123 mil bovinos, entre animais de corte, leite e bubalinos, mantidos em 660 propriedades rurais do município. Diante do cenário para a região, a atividade de bovinocultura de corte, tem crescido nas pequenas propriedades de Parauapebas.

No sistema de controle interno da secretaria, o PRO Rural, até maio desse ano foram cadastrados cerca de 1,8 mil produtores, que declararam praticar a atividade de bovinocultura. Atualmente a prefeitura de Parauapebas tem levado até as propriedades do campo o apoio técnico no desenvolvimento da produção e impulsionado a criação do gado de corte. Oportunidade que tem sido aproveitada pelo pecuarista Alício Rodrigues, em sua propriedade já conseguiu diversificar o manejo e aumentar para cerca de 200 vacas.

“Fui convidado para esse simpósio pelos os técnicos da Sempror para adquirir conhecimento e implantar na minha propriedade, visando a melhoria da terra para pastagens, criação de animal rotacionado, e melhoramento genético do rebanho. Já vendi tourinhos o ano passado e agora quero também selecionar vacas para a engorda e coloca-las para reprodução ou então vender a carne”, detalhou o pecuarista.

Entre os temas abordados durante o 1º Simpósio de Bovinocultura de Corte de Parauapebas foram, como obter lucro usando a metodologia ABC Corte e mostrar através de números como a técnica deu certo em várias cidades; palestras com professores da UFRA  que abordaram sobre a pecuária sustentável da bovinocultura de corte; a participação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) em orientar os produtores em manter os territórios sustentáveis, e por fim, como enfrentar os  desafios da pecuária de corte em Parauapebas sob orientações  técnicas da Sempror. O evento aconteceu no auditório da secretaria e teve a duração de quatro horas de treinamento.

Para participar do programa de bovinocultura desenvolvido pela Sempror, os pequenos produtores podem agendar o atendimento na própria secretaria de segunda a sexta-feira, na Rod. Faruk Salmem, Qd. I, Lt. 3-8 – Loteamento Porto Seguro. Telefones: (94) 3346-8220 / 3346-8180

Texto Cleidi Rodrigues

Fotos Órion Lima