Prefeitura inicia consulta pública sobre a segunda etapa do Prosap

publicado: 18/10/2022 16h50

Ao todo, cinco bairros serão contemplados com obras de urbanização das áreas próximas ao Igarapé Ilha do Coco

A Prefeitura de Parauapebas iniciou nesta segunda-feira, 17, a consulta pública sobre a segunda etapa do Projeto Ilha do Coco, executado pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A consulta online se estenderá até o próximo dia 25 de outubro e pode ser acessada pelo site https://prosap.parauapebas.pa.gov.br/app/consulta-publica. O encerramento da consulta ocorrerá no dia 26 de outubro, com a participação dos moradores de bairros contemplados, em uma reunião presencial que ocorrerá às 19h, na Escola Carlos Henrique, S/N, localizada na rua  Lauro Corona esquina com a avenida Liberdade, no bairro Da Paz.

Por meio do site da consulta pública, a população pode acessar o Projeto Básico de Engenharia, o mapa dos bairros contemplados, o Plano Diretor de Reassentamento (PDR) e outros documentos importantes que garantem o direito do acesso à informação e a eficiência na implantação da segunda etapa do projeto Ilha do Coco.

Segundo o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (COPEC), Cleverland Carvalho, é fundamental a participação da população nessa fase de implantação do projeto.

“A população precisa ter conhecimento de qual será a área de abrangência do projeto, os sistemas que serão instalados, ou seja, as tipologias de obras que serão construídas, se ela será afetada ou não pelo programa e os benefícios que terão na região que ela mora”, explica.

Nesta Segunda Etapa do Projeto Ilha do Coco, os bairros Beira Rio e Paraíso são os alvos desta consulta pública, em decorrência da previsão de intervenções de obras. O projeto básico contempla a execução de macrodrenagem para regularização do canal, com a implantação de vias, calçadas, ciclovias e alambrados para a proteção e contorno das áreas verdes. Além da construção de um Parque Linear, que contará com espaços de lazer e esportes, mantendo a preservação de vegetação.

O que é o Prosap?

Por meio do Prosap, a Prefeitura de Parauapebas está investindo de forma sustentável na expansão dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto, além de estruturar o município com a ampliação do sistema viário, a implantação de redes de micro e macrodrenagem para evitar enchentes, a construção de espaços de lazer e o acesso a moradia digna para famílias que vivem em vulnerabilidade social, nas áreas de intervenção direta do Prosap.

Implantado em 2017, o programa de investimento foi orçado em US$ 87,50 milhões de dólares, sendo US$ 70,00 milhões de empréstimo junto ao BID, equivalente a 80% do valor do Projeto, e US$ 17,50 milhões de contrapartida das receitas do município de Parauapebas (correspondente a 20% do valor do projeto).

As obras foram iniciadas em 2020 e, em dois anos de execução, o Prosap realizou a micro drenagem na área do Mercado Municipal, com a instalação de mais de 900 metros de galerias que resolveram o problema de alagamentos no período chuvoso. Já os bairros Rio Verde, Liberdade 1 e União, foram beneficiados com a implantação das redes de micro drenagem e de coleta de esgoto, além da construção de um Parque Linear e de uma nova ponte, que melhorou a mobilidade e a segurança na área.

Ao todo, 250 famílias foram reassentadas no Residencial Vale do Sol, que foi construído pelo Prosap para garantir moradia digna à essa comunidade que vivia em áreas de risco e de alagamentos, localizadas nas áreas de intervenção da primeira etapa do projeto.

Atualizada em: 21/10/2022

Texto: Fabiane Barbosa – Prosap