Prefeitura certifica mulheres em mais uma etapa do Florindo o Mundo

publicado: 21/06/2023 16h15

Nesta fase, o curso foi ministrado por técnicos da Sempror e Prosap no mês de abril. Por sua atuação intersetorial, o projeto busca contribuir para a autonomia financeira das mulheres de Parauapebas

“Eu sou uma das participantes do Florindo o Mundo e, para mim, foi uma experiência muito proveitosa, algo importante para o meu crescimento e conhecimento. Foram 40 horas de curso, um aprendizado ímpar”, relata Carla Suelen Rodrigues”, uma das que receberam certificado de conclusão do curso, na tarde de segunda-feira, 19.

Sob um entardecer lindo, à altura da felicidade das concluintes, a cerimônia aconteceu no Complexo Turístico de Parauapebas, local em que as alunas cultivaram paisagismo durante as aulas práticas do curso.

A capacitação foi ministrada durante o mês de abril por técnicos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

“Creio que nós conseguimos passar para vocês o conteúdo da melhor forma possível. Já estamos colhendo frutos desse aprendizado, pois temos grupo de mulheres com uma produção muito boa de flores, trabalhando, se organizando e já comercializando seus produtos, com resultados importantes”, observa o professor Ozeas de Matos, técnico da Sempror.

Reforçando a importância do projeto, a professora Maristela Félix, carinhosamente conhecida por Tetê, afirma: “é muito importante o contato das pessoas com a natureza, ter um lugar florido para contemplar. Tive vários relatos de que o curso foi ótimo, de que as mulheres vão conseguir fazer suas produções de plantas ornamentais, vão comercializá-las, e seguirão com muita capacidade de irem bem longe. Muito obrigada por acreditarem nesse projeto”.

“Estou muito feliz por estar aqui, neste momento, formando mais uma turma do Florindo o Mundo. Esse projeto foi idealizado com muita dedicação. Estamos desde o início, quando éramos apenas um grupo de trabalho, e fico muito satisfeita de ver o crescimento de vocês. A mulher tem o poder de escolha, de decidir em qual lugar quer estar, dentro ou fora de casa”, destaca a assistente social do Prosap, Anne Amorim.

Também presente à certificação, Luciely Bordallo, diretora técnica social da Sempror, lembrou das conquistas recentes em prol das mulheres do Florindo o Mundo, como a criação da Feira de Plantas Ornamentais, no Partage Shopping. “Vocês saem, daqui, capacitadas e com novas perspectivas. Trabalhem nessa área de paisagismo, façam com todo o coração; e quero aqui reforçar que, por meio de parceria viabilizada pela Sempror, a Feira de Plantas Ornamentais é realizada agora todos os domingos, no Partage Shopping”, encoraja a diretora, sendo aplaudida pelas alunas.

O que é o Projeto Florindo o Mundo?

O projeto tem o objetivo de empoderar mulheres em situação de risco social, reforçando o autoconhecimento e a valorização de seus potenciais, como forma de promover o protagonismo feminino e a empregabilidade, incentivando a cidadania, colaboração, participação e o respeito às diferenças.

Texto: Emelly Gonçalves e Jéssica Borges/Prosap

Fotos: Pedro Almeida