Prefeitura assina Ordem de Serviço para o início das obras do Residencial Flor de Carajás

publicado: 05/10/2023 11h30

Ao todo, serão 756 lotes para o reassentamento das famílias retiradas de suas moradias em razão das obras do Prosap, bem como daquelas que residem em áreas de risco no entorno das áreas de intervenção do programa de saneamento

A Prefeitura de Parauapebas assinou na tarde dessa quarta-feira, 04, a Ordem de Serviço (O.S.) para o início das obras de infraestrutura do Residencial Flor de Carajás. Localizado em uma área total de aproximadamente 337.700 m², o residencial vai servir de moradia para as famílias reassentadas em razão dos Projetos do Igarapé Ilha do Coco e do Igarapé Lajeado, executados pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

“Estamos trabalhando para que as pessoas que moram em áreas de risco e insalubres possam ter um local digno para morar, assim, como nós já fizemos, no passado, com as palafitas e, hoje, as pessoas que residiam nesses locais já estão morando em casas dignas, felizes, inclusive, com seus filhos mais protegidos”, disse o gestor municipal, Darci Lermen, ressaltando a importância do momento.

O coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da prefeitura que também está à frente do Prosap, Cleverland Carvalho, explicou como será esse primeiro passo da obra. “Vamos fazer um residencial, totalmente, planejado com toda infraestrutura urbana completa com abastecimento de água, coleta de esgoto, drenagem, pavimentação e iluminação pública que comportará, futuramente, as 756 casas. Precisamos fazer o reassentamento das famílias para um local com infraestrutura igual ou melhor ao que se encontravam”, comentou.

Obra

Da área total de aproximadamente 337.700 m², as execuções serão realizadas em 227.107 m², já que o restante do terreno encontra-se em Área de Proteção Ambiental (APA) destinado à preservação de mata ciliar do Igarapé Lajeado.

As 756 casas serão instaladas em terrenos com área individual de 162 m² cada, sendo todas planejadas com condições de acessibilidade. Serão 300 unidades habitacionais para atendimento do Projeto de Recuperação e Revitalização dos Igarapés Ilha do Coco, Guanabara e Chácara das Estrelas, desenvolvido com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e outras 456 unidades habitacionais relacionadas ao Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado.

Em até cinco dias, prazo determinado na própria O.S. para o início da obra, as máquinas do Consórcio HB20 Construções e White Tratores Serviços de Terraplenagem já estarão no local.

“O projeto vai melhorar a moradia das pessoas que, realmente, precisam. Vamos trabalhar para fazer o melhor na infraestrutura da obra”, disse Luciano Guimarães, representante da empresa HB20, lembrando que os primeiros passos para a realização da obra são a mobilização do maquinário e dos funcionários e também a limpeza da área.

Texto: Nara Moura
Fotos: Pedro Almeida