Prefeitura apresenta projeto de realocação de Igrejas localizadas no Bairro dos Minérios

publicado: 27/08/2022 09h55

Novo espaço para instituições religiosas ficará próximo ao Parque dos Minérios, obra que será realizada nos moldes do Parque dos Ipês e que integra a 2ª Etapa das Obras do Igarapé Lajeado; parque possuirá 76 mil metros quadrados

Visando manter um diálogo próximo com as comunidades impactadas, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), apresentou na manhã desta sexta-feira, 26, para líderes de instituições religiosas do Bairro dos Minérios, o projeto de realocação das igrejas em razão do início da Segunda Etapa das obras do Igarapé Lajeado.

“Eu estou muito feliz porque muita gente achava que o governo iria derrubar igrejas. O que vamos fazer é trocar as igrejas de local para um lugar melhor, com um prédio melhor e para melhor alocar os seus fiéis”, disse o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

À frente do Prosap, o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da prefeitura, Cleverland Carvalho, destacou a importância de se manter um diálogo direto com os moradores durante a execução das obras do programa.

“A grande premissa do Prosap é construir obras para a população, por isso, o diálogo com a comunidade em relação às questões socioambientais é tão importante. Nós mantemos um diálogo direto com a população impactada e, hoje, apresentamos, aqui, o projeto para as igrejas que serão realocadas, ou seja, remanejadas da área de influência direta das obras do Prosap no Bairro dos Minérios”, explicou o coordenador.

A reunião contou com a participação de líderes religiosos das seguintes instituições: Assembleia de Deus – Missão, Assembleia de Deus – Rocha Eterna, Assembleia de Deus – Esperança Mundial, Assembleia de Deus – Chama Pentecostal, Assembleia de Deus – Anápolis, Nova Jerusalém, Adventista, Remanescente de Cristo, Pentecostal Manancial de Bênçãos. Também participou da reunião o líder do governo na Câmara, vereador Zacarias Marques.

O pastor da Assembleia de Deus de Anápolis, Cleiton Silva, falou sobre a alegria de saber do projeto do Prosap para realocar as igrejas. “Fomos contemplados com esse projeto maravilhoso. Nós queremos agradecer, grandiosamente, ao nosso prefeito que tem desenvolvido um ótimo trabalho para que todos possamos ganhar”, disse animado o líder religioso.

“A única coisa que eu quero agora é que os fiéis dessas igrejas continuem orando por nós e por nossa cidade, porque eu sei que eles já fazem isso. Nós conseguimos chegar em um acordo com os pastores para realocar essas igrejas em local próximo ao grande Parque dos Minérios”, finalizou Darci Lermen.

O novo prédio que abrigará as instituições religiosas ficará próximo ao Parque dos Minérios. Espaço de lazer terá um total de 76 mil metros quadrados e será construído nos moldes do Parque dos Ipês (PA-160) inaugurado pela Prefeitura de Parauapebas no final de junho de 2022, como parte dos resultados das obras da primeira etapa do Igarapé Lajeado.

Cadastro Social

Desde o início de junho, a equipe social do Prosap está realizando o cadastro social das igrejas localizadas no Bairro dos Minérios. O objetivo é conhecer a realidade social desse público e, posteriormente, com as desapropriações, realizar as indenizações cabíveis ou encaminhamento para o aluguel social.

Segunda Etapa Igarapé Lajeado

A Ordem de Serviço (O.S.) para o início da segunda etapa das obras do Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação do Igarapé Lajeado, executado 100% com recursos do município, foi assinada pelo prefeito Darci Lermen no início deste mês (agosto de 2022).

Segunda etapa beneficiará, diretamente, cerca de 90 mil pessoas moradoras dos bairros Cidade Jardim, Vila Nova, Polo Moveleiro, Casa Populares 2 (Habitar Feliz) e Minérios com obras de micro e macrodrenagem, obras viárias, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, urbanismo e também paisagismo.

Texto e fotos: Nara Moura

Assessoria de Comunicação/PMP