Piscicultura cresce no município com apoio da prefeitura

publicado: 27/03/2024 12h19

Por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), 290 produtores cadastrados recebem assistência técnica de manejo e criação de peixe

A prática de não consumir carne vermelha durante a Semana Santa, uma tradição milenar do Catolicismo, faz com que o peixe se torne o principal protagonista na mesa de grande parcela dos brasileiros nesta época de Páscoa.

Em Parauapebas, a população pode encontrar o alimento em abundância e de boa qualidade no comércio local, graças ao incentivo da prefeitura a pequenos produtores, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

A piscicultura 5 Estrelas é um exemplo. Distante do centro da cidade cerca de 45 km, na PA Rio Branco, a propriedade do Daniel Santos e da Maria Fernandes é umas das 290 produtoras de peixes cadastradas que recebem apoio da Sempror com técnicas de manejo e criação de peixe.

“Já recebemos assistência com maquinário para escavação de tanque, e a assistência técnica, para nós, foi fundamental pra nossa produção”, comenta Daniel.

Com o incentivo da gestão municipal, Daniel e sua esposa Maria produzem alevinos e peixes para abate das espécies tambatinga, pintado, piabanha e tilápia.

“A gente tem uma produção hoje de três toneladas de pescado anualmente. A renda é entorno de 45 a 50 mil reais por ano. Então, é mais uma complementação no nosso orçamento familiar”, comemora o produtor.

Para o técnico agrícola da Sempror, Antônio Alberto Oliveira, a prefeitura é uma grande propulsora para a ampliação da piscicultura no município.

“Nós estamos prontos para atender, tirar dúvidas e incentivar mais a produção de peixes no município. Hoje, Parauapebas é um grande produtor de peixe que foi impulsionado pela prefeitura ”, declara o técnico.

Em 2023, foram vendidos 15.759 kg de pescado na Feira do Produtor e a expectativa para este ano é que esse número seja superado.

“A gente vende o peixe o ano todo, diariamente, mas na época da Semana Santa, conseguimos vender o dobro do que comercializamos semanalmente”, declara o piscicultor Daniel Santos.

Para solicitar informações sobre pisicultura no município, o produtor pode ir à Sempror, que está localizada na rodovia Faruk Salmen, próximo à Feira do Produtor.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima