Parque dos Ipês é inaugurado nesta sexta-feira, 24 de junho, às 17 horas

publicado: 24/06/2022 10h22

Espaço fica em uma área de 28 mil metros quadrados e levou 10 meses para ficar pronto; as obras geraram mais 300 empregos entre diretos e indiretos

Pista de skate, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parquinho para as crianças, diversidade de plantas, acessibilidade, sonorização ambiente, fonte luminosa e interativa estão entre as opções de lazer oferecidas pelo mais novo espaço de entretenimento e bem-estar social de Parauapebas: o Parque dos Ipês.

Com 28 mil metros quadrados, o parque faz parte das obras da primeira etapa do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado e foi construído em, apenas, 10 meses com recursos 100% da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). As obras de construção do parque geraram mais de 300 empregos, entre diretos e indiretos.

Para o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da prefeitura, Cleverland Carvalho, o espaço trará mais qualidade de vida para a comunidade. “Construímos o Parque dos Ipês pensando no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. Aqui, a população poderá utilizar as áreas disponíveis para passeios, atividades físicas, esporte, lazer e encontros diversos”, explica ressaltando a importância da preservação do parque por todos os seus frequentadores, sejam eles moradores ou turistas.

Horário de funcionamento

As áreas de uso frequente do parque ficarão abertas ao público de terça a domingo, das 7 horas da manhã às 21 horas.

Segundo a coordenadora do parque, Maria Zana do Nascimento, as áreas de uso frequente ficarão fechadas ao público apenas às segundas-feiras, para a manutenção do espaço.

“É muito importante que a população se atente às normas de uso dos espaços, nos ajudando a preservar este local. Aqui no parque, há o setor administrativo, em que dúvidas podem ser tiradas, bem como agendamentos de passeios e utilização dos espaços”, reforça a analista ambiental do Prosap.

Ipês

O Parque dos Ipês recebe este nome porque a palavra ipê tem origem na língua indígena tupi e significa casca dura. Outro motivo é a grande quantidade de ipês existentes no local, espécies que foram preservadas mesmo com a obra.

Além dos ipês com suas diversidades de cores, o parque também dispõe de outras espécies nativas da Floresta Nacional de Carajás como, por exemplo, a Flor de Carajás doada ao Prosap pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em parceria com a mineradora Vale.

Texto: Nara Moura e Jéssica Borges

Foto: Pablo Carvalho