Parceria do Prosap com o ParáPaz leva cursos de empreendedorismo para o Vale do Sol

publicado: 17/05/2022 18h01

As oficinas foram realizadas no Centro Comunitário, e contaram com a mobilização de lideranças comunitárias do Instituto Vale do Sol

Visando a garantia do desenvolvimento profissional e da autonomia financeira, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) realizou capacitações para o público do reassentamento gratuitamente. Desta vez, as oficinas profissionalizantes ocorreram em parceria com a Fundação ParáPaz.

Mulheres e jovens do Residencial Vale do Sol foram contemplados com o Projeto Capacita Mais Pará, que disponibilizou dois cursos de empreendedorismo, realizados nos dias 16 e 17 de maio. Os módulos trabalhados tiveram temas como a elaboração de currículo, postura profissional, educação financeira e microempreendedorismo.

A oficina de artesanato e customização em material E.V.A (Etileno Acetato de Vinila) foi realizada na manhã desta terça-feira, 17. Para uma das participantes, Andreia Socorro, que já trabalha com decoração feita a partir do E.V.A., o aprendizado de novas técnicas veio para aprimorar os conhecimentos.

“Nunca tinha feito oficina, mas já trabalhava com E.V.A e a gente decorava do nosso jeito mesmo e, aqui, eu vim aprender outras coisas. Quanto mais aprender, melhor para o nosso trabalho”, afirmou a artesã.

A mobilização do público contou com a parceria de lideranças comunitárias do Instituto Vale do Sol. Para a vice-presidente do Instituto, Sandra Maria, a parceria com o Prosap é fundamental para a geração de oportunidades, tendo em vista que a realização das atividades ocorrem sempre no Centro Comunitário Vale do Sol.

“É muito bom porque fica dentro da comunidade. A gente já tem o espaço, aqui, e a gente fica muito feliz porque é uma atividade muito boa, um aprendizado, um meio de trazer uma renda extra. É um material que não é caro, não é difícil de fazer e em pouco tempo a gente consegue fazer muita coisa”, ressaltou.

As parcerias são fundamentais para a viabilização das ações, conforme explica a assistente social no Vale do Sol, Eliete Araújo. “É muito importante esse apoio para o nosso público do reassentamento e essas ações validam o senso de pertencimento, porque este espaço pertence à comunidade”.

Texto e Fotos: Fabiane Barbosa