Parauapebas sedia cerimônia de apresentação do Sistema de Rastreabilidade Bovídea do Pará

publicado: 04/07/2025 22h24

Evento marca início de uma nova era para o setor agropecuário no município

Parauapebas foi o município escolhido para sediar, nesta sexta-feira (4), a Cerimônia de Apresentação do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA) — um marco para o agronegócio estadual. A iniciativa é da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

O evento marcou o início da aplicação obrigatória de chips de identificação individual em bovinos e bubalinos, que permitirá o controle preciso da origem e do trânsito dos animais em todo o território paraense, fortalecendo a segurança alimentar e a valorização da cadeia produtiva.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, produtores e representantes de instituições do setor. A palestra de abertura foi conduzida por Karinny Ferreira Campos, da Gerência de Rastreabilidade e Cadastro Agropecuário da Adepará, que apresentou detalhes técnicos e operacionais do SRBIPA.

A programação também abordou a sustentabilidade na cadeia produtiva da carne, com a palestra da representante da Friboi JBS, Aline Oliveira dos Santos, e foi encerrada com a apresentação do tema Tecnologias do Campo, com Antônio Daniel Lopes de Oliveira, da empresa Datamars.

Para o secretário adjunto da Sempror, Eder Ramiro, esse é um momento decisivo para o município:

“Para nós, enquanto Sempror, é um momento ímpar. Estamos dando apoio, levando informação e conhecimento por meio de treinamentos. A mobilização desses primeiros eventos está sendo feita pela Sempror justamente como forma de quebrar o tabu que o produtor ainda tem com novos projetos e desafios. Essa identificação vai permitir melhor gestão da propriedade e valorização do produto final, que chega à mesa do consumidor com mais qualidade”, destacou.

O secretário de Produção Rural de Canaã dos Carajás, Zito Augusto, também esteve presente e ressaltou a importância da rastreabilidade para a valorização econômica e ambiental da pecuária:

“Hoje o país passa por uma reestruturação ambiental. Rastrear os animais é garantir uma produção ambientalmente correta, do início ao fim. Isso agrega valor ao produto, melhora o preço do gado e atende às exigências de um mercado cada vez mais consciente”, disse.

Com a implantação do SRBIPA, Parauapebas avança rumo a uma pecuária moderna, sustentável e competitiva, alinhada às exigências de mercado e à responsabilidade ambiental.

Texto: Hilda Barros
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025