Produtores, palestrantes, estudantes e pesquisadores prestigiaram a cerimônia de abertura do 19º Congresso de Apicultura do Estado do Pará (APIPARÁ), nesta quinta-feira, 26, no auditório do Centro Paroquial da Igreja Católica. O maior congresso de apicultura e meliponicultora da Amazônia encerrou neste sábado, 28 e contou com painéis, oficinas, minicurso, apresentações culturais e visita a atrativos turísticos do município.
Robson Raad é apicultor há 43 anos, trabalha com produção, melhoramento genético e seleção de rainhas. Pra ele, a importância do APIPARÁ “é difundir tecnologia”. “As pessoas vêm, se conhecem, conversam, contam suas experiências, seus sucessos, suas mazelas, aprendem e ensinam muito. Você não pode levar todo mundo daqui onde tem os bolsões de conhecimento. Mas pode trazer o máximo de conhecimento possível até as pessoas que precisam. Então a função do APIPARÁ é essa: Trazer conhecimento o mais próximo possível da base produtiva, que são os apicultores”, avaliou.
A Secretaria de Produção Rural (Sempror) mobilizou várias caravanas e representantes de outros municípios do estado, como a Joelma Nunes, que parabenizou a organização do evento. “Quero dar os parabéns para os organizadores do evento. Veio muita gente de outros lugares, por exemplo, nós tivemos que enfrentar mais de 16h para chegar aqui no evento, a nossa caravana de Primavera veio junto com a de Pirabas. Esse evento eu digo que ele é o Natal do paraense. Os produtores do município ganham com isso, além do pessoal que vem de fora”, disse a apicultora e represente da Federação dos Criadores de Abelha do Pará.
A engenheira agrônoma, Wilza Pinto, participa do APIPARÁ desde sua primeira edição e veio diretamente da capital Belém do Pará para prestigiar a 19ª edição do congresso em Parauapebas. “Pra mim é muito importante estar no evento, apesar da distância, mas a gente faz um esforço muito grande pra estar aqui, porque sabemos da importância dele e da grandeza que ele é”, afirmou.
Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Chico Souza
Assessoria de Comunicação/PMP