Parauapebas realiza o “Dia D” de vacinação antirrábica

publicado: 20/09/2022 15h28

População deve comparecer aos pontos de vacinação para imunizar cães e gatos, no próximo sábado (24).

Manter a saúde dos bichinhos em dia é fundamental e, por isso, a população poderá levar seus pets, em um dos 29 pontos de vacinação para o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica, que ocorrerá no próximo sábado, dia 24. Segundo o levantamento feito pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), em Parauapebas é preciso vacinar cerca de 22 mil animais, sendo 16.289 cães e 6.537 gatos.

A campanha, que é realizada pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visa proteger não só a saúde do seu bichinho, mas de toda a população pois, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda que ataca cães, gatos e outros mamíferos, que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a doença para outros animais e, também, para humanos.

O contágio ocorre, principalmente, por meio de mordidas, arranhões ou pelo contato com a saliva de animais infectados. Portanto, é responsabilidade de todos os proprietários de animais participarem da campanha contra a raiva.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, é importante que a população fique atenta aos locais e horários para não deixar de proteger seus animais. “Essa é uma ação que conta com um grande efetivo da nossa UVZ, então a população deve aproveitar e levar seu cão ou gato para se vacinar. Serão vários pontos de vacinação, o que vai evitar filas e aglomerações. E o melhor de tudo é saber que seu animal estará em boas mãos, então vamos juntos fazer a diferença”, afirma o gestor da pasta da Saúde.

A UVZ orienta que os cães e gatos sejam levados aos pontos de vacinação mais próximo a sua residência com coleira e guia, conduzidos por adultos com capacidade para contê-los.

Também é importante saber:
• A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
• Animais com diarreias e em recuperação de cirurgias devem aguardar até estar completamente saudáveis;
• Ofereça água e alimentação normalmente após a vacinação;
• Banho deve ser normal;

Para conferir os pontos de vacinação e horários clique no link abaixo.

Prefeitura de Parauapebas