
A Prefeitura de Parauapebas concluiu nesta quarta-feira, 16, a série de oito audiências públicas do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, abrangendo tanto a zona urbana quanto a rural do município. Realizada na Vila Sanção, a última audiência do Plano Plurianual (PPA) encerrou um ciclo de escuta popular iniciado no domingo, 6 de julho, na comunidade do Cedere 1, e que percorreu diversas localidades, incluindo bairros como União, Nova Carajás, Cidade Jardim, Altamira e o Complexo VS-10, além de áreas rurais como Palmares 2 .
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento estratégico previsto na Constituição Federal, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. No caso de Parauapebas, o PPA 2026–2029 orientará os investimentos e ações do governo municipal nos próximos anos, assegurando que as demandas da população sejam contempladas com responsabilidade e planejamento estratégico.
As audiências públicas proporcionaram à comunidade a oportunidade de expressar suas necessidades e sugestões diretamente aos gestores municipais. A participação ativa da população é fundamental para que o PPA reflita as reais necessidades da sociedade, garantindo que as políticas públicas estejam alinhadas às expectativas e prioridades dos cidadãos.
A secretária de Governo, Natália Santos, destacou a relevância desse processo participativo:
“É muito importante esse momento, pois é quando a gente escuta de perto a população para que eles tragam até nós as suas reais necessidades. Porque nós, do governo, temos um plano, temos um estudo, mas nada melhor do que escutar de perto a comunidade, ouvir o que ela realmente precisa. É para isso que nós estamos aqui”.
Próximos passos
Após a conclusão das audiências, as propostas coletadas serão analisadas e incorporadas ao documento final do PPA. O próximo passo é o envio do plano à Câmara Municipal para apreciação e votação. Além disso, as sugestões serão consideradas na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo que as ações do governo estejam alinhadas com as metas de médio prazo estabelecidas no PPA .









Assessoria de Comunicação / PMP 2025