Parauapebas desponta com grande potencial em produção cacaueira

publicado: 19/04/2024 20h45

O cultivo do cacau é impulsionado pela prefeitura, que de outubro de 2023 a março deste ano, distribuiu mais de 17 mil mudas de cacaueiro para pequenos produtores no município

Com um histórico de posições relevantes no cenário externo, como o sexto maior produtor mundial de cacau e o quinto maior consumidor de chocolate do mundo, segundo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Brasil tem um mercado interno crescente que mantém a cadeia produtiva do cacau em constante desenvolvimento.

Ainda segundo a Ceplac, tal potencial produtivo tem como principais representantes os estados do Pará e Bahia, que, juntos, lideram a produção nacional de cacau e que podem responder por 96% das amêndoas produzidas em todo o país.

E em Parauapebas, a prefeitura, via Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), desenvolve a cultura cacaueira, apoiando pequenos cacauicultores com distribuição de mudas, assistência técnica, elaboração de projetos, fornecimento de insumos e irrigação. E o resultado de todo esse investimento é o aumento da produtividade do cacau no município.

Assim, com o apoio do governo municipal e condições agroclimáticas favoráveis ao cultivo do cacau, os baianos Àlvaro Luís de Brito e sua esposa Alana Calasans  decidiram investir na produção cacaueira em sua propriedade, na região da Palmares Sul.

No sítio Itapoã, o casal cacauicultor tem capacidade para produzir cerca de 32 toneladas de amêndoas em uma área de 13 hectares.

“A assistência técnica foi fundamental; é o apoio principal. Já vieram insumos, e o sistema de irrigação que nós temos aqui foi iniciado pela prefeitura, pela Sempror”, destaca o produtor, que começou a plantar cacau em 2010, quando recebeu da Sempror, 1200 mudas, e hoje, com uma plantação quase dez vezes maior que a inicial, exporta amêndoas para uma cooperativa de cacau no município de Tucumã.

“O Sr Álvaro é um exemplo de produtor bem-sucedido na cultura do cacau e ele trabalha com a variedade de híbrido, além das variedades clonais. E a prefeitura tem fornecido mudas desse material híbrido da Ceplac. Aqui em Parauapebas, a produção de cacau é uma cultura que tem altíssimo potencial, apesar de a gente ainda ter poucos produtores de cacau, mas o potencial é grande”, ressalta Diocélio Ribeiro, engenheiro agrônomo da Sempror.

Além das amêndoas, Àlvaro comercializa também a polpa do cacau e já desenvolve outro produto derivado do fruto, que é o mel do cacau. “Eu comercializo a polpa. Nós temos uma máquina específica, a despolpadeira, que a gente extrai dali, a polpa. E se for o mel, aí o cacau vai para uma prensa específica, para a extração do mel”, comenta.

De outubro de 2023 a março deste ano, a Sempror distribuiu mais de 17 mil mudas de cacaueiro para pequenos produtores no município.

E quem deseja obter mais informações sobre o apoio da prefeitura no desenvolvimento da cadeia produtiva de cacau, basta ir à Sempror, localizada na rodovia Faruk Salmen, próximo à Feira do Produtor.

Texto e fotos: Sara Dias

Assessoria de Comunicação | PMP