A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), segue com os serviços de instalação das redes de microdrenagem e coletoras de esgoto no bairro Beira Rio. Nessa região, mais de 40 ruas e avenidas já foram alcançadas pelas execuções que contabilizam, até o momento, a implantação de 17 mil metros de redes de drenagem e esgoto.
A obra faz parte da segunda etapa do programa que é destinada à revitalização e à recuperação do Igarapé Ilha do Coco, com foco no saneamento básico. Além dos serviços para a instalação das redes de esgoto e de microdrenagem, a segunda etapa do programa também constrói espaços de lazer para a comunidade, a exemplo de um parque linear composto de praças e áreas de convívio, quadra poliesportiva, ciclovias, calçadas e muito mais nas proximidades da Câmara Municipal de Vereadores.
À medida que as obras prosseguem, os espaços de lazer tomam forma, com as praças e as áreas de convívio recebendo posteamento e a finalização da quadra poliesportiva, calçamento com bloquetes nas praças e execuções de ciclovias e calçadas.
De acordo com Elrik Machado, engenheiro civil do Prosap, o cronograma de serviços para a instalação das redes de microdrenagem compreende a execução total de quase 13 mil metros, tendo sido executados 7.161 metros, ou seja, 55,88% do planejado. No que se refere à implantação das redes coletoras de esgoto, o programa executou 9.863 metros dos 15.739 previstos, alcançando, portanto, 62,67% do planejamento. “Somando todos os serviços, estamos com 80% de todo o cronograma executado”, pontua o engenheiro.
Vias alcançadas nesta segunda etapa
Dentre as ruas e avenidas que receberam os serviços de drenagem e esgotamento, estão a Perimetral Leste, Perimetral Oeste, rua Rio Azul, rua Rio Branco, rua Rio Claro, rua Rio Dourado, rua Rio Vermelho, rua Rio Verde, avenida Rio Grande e avenida Presidente Kenedy. Conforme o cronograma, a previsão é que todos os serviços sejam concluídos no próximo ano.
Texto: Jéssica Borges
Fotos: Arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação/PMP