Obra da nova sede da Escola Cora Coralina já está com 95% de execução concluída

publicado: 29/04/2024 10h51

Com seus 2.742 metros quadrados de área construída, unidade escolar comportará mais de 700 alunos entre quatro e cinco anos de idade

As famílias que residem nos bairros Vale Sol e Tropical receberão em breve a nova sede da Escola de Ensino Infantil (EMEI) Cora Coralina. Executada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a obra já cumpriu 95% do seu cronograma e está prevista para ser entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed) no próximo mês de maio.

“Para além das 250 unidades habitacionais e da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), agora estamos finalizando mais essa obra importante para as famílias que moram no Vale do Sol. Tudo isso como parte da nossa política de atenção às famílias reassentadas em razão das intervenções de obras”, destaca Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da prefeitura, à frente do Prosap, informando que as famílias serão beneficiadas, ainda, com a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tropical, também executada pelo programa de saneamento.

Obra

Visando acolher e atender da melhor maneira possível todas as crianças, a instituição de ensino conta com um total de 15 salas de aulas, brinquedoteca, parque infantil, salas multifuncionais, sala de cultura digital, refeitório e cozinha industrial com estrutura completa.

O espaço também conta com enfermaria, sala de reunião, bloco administrativo completo, pátio central coberto, auditório, depósito, sala de professores e guarita, divididos entre o térreo e andar superior, e conta com um total de 13 banheiros.

Segundo o secretário de educação, José Leal Nunes, a nova unidade educacional beneficiará crianças de todo o complexo tropical. “Estou muito feliz em ver o avanço da obra e, em breve, vamos recebê-la, mobiliá-la e deixar tudo pronto para entregar à comunidade. Serão mais de 700 estudantes do Vale do Sol e do entorno atendidos com um prédio novo que oferecerá muito conforto para a comunidade escolar”, destaca o gestor.

Acessibilidade

Seguindo o padrão das obras executadas pelo Prosap, os espaços da EMEI Cora Coralina também serão adaptados para receber crianças que possuam algum tipo de deficiência (PcD), alinhado com o que determina o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015).

“A escola conta com espaços adaptáveis para receber essas crianças que, por ventura, possuam alguma deficiência, contribuindo assim, com o desenvolvimento dessas crianças”, explica o engenheiro civil do Prosap, Thiago Batista. Ele explica, ainda, que dos 13 banheiros que a escola possui, seis são para PcD (sendo quatro infantis e dois adultos) e que a ideia é entregar a obra no mês de maio como parte das comemorações do aniversário da cidade.

Quem já comemora a finalização da nova sede da escola é a moradora no Vale do Sol, Daiany Nascimento, que é mãe da pequena Nayane de cinco anos e já estuda na sede provisória da Cora Coralina no bairro Tropical. “Estou muito feliz porque, pelo menos, agora a escola é mais perto de casa; vai facilitar muito a nossa vida”, diz sorridente a moradora.

Texto: Nara Moura

Fotos: Orion Lima e HD Produções